terça-feira, 11 de setembro de 2012

Capitulo 51-Não queres ter o nosso filho é?


(Rúben)

Sofia-Estou grávida.

Rúben-Estás grávida?

Sofia-Sim.

Rúben-De um filho meu?-a pergunta podia ser parva mas não estava nada à espera desta noticia.

Sofia-Não Rúben,é do Saviola!-foi sarcástica.

Ouvi a Sofia falar,e sorri.Deixei os meus braços envolverem-se em volta do seu tronco abraçando-a.Ela ao ver que estava extremamente feliz com esta noticia e afastou-me.

Sofia-Mas?Tu tens noção daquilo que eu disse?-limpou as lágrimas que escorriam pelo o seu rosto.

Rúben-Tenho vamos ser pais amor.-coloquei uma mão na sua cintura numa tentavia de o aproximar mas ela voltou a afastar-me.

Sofia-Rúben deixa-me!-saiu do elevador e eu segui-a.

Rúben-Sofia espera!-agarrei o seu braço e levei-a até ao jardim.-Porque estás assim?

Sofia-Tu não estendes pois não?!Eu não quero ter filhos, preciso de pensar no que vai acontecer...Não de
abraços e estas conversa.-ia sair mas coloquei-me na sua frente.

Rúben-Como assim não sabes?!Não queres ter o nosso filho é?

Sofia-Não sei ok?Deixa-me só estar sozinha.

Rúben-Acabámos de saber que vamos ser pais e queres estar sozinha?

Sofia-Rúben eu preciso de colocar as ideias no lugar.

Rúben-Mas porquê?E responde-me, tens dúvidas quanto a termos este filho?

Sofia-Não sei Rúben.-voltaram-lhe  a cair algumas lágrimas.-Só te peço para me dares tempo.Eu prometo que
não faço nada sem falar contigo.

Rúben-Fazer o quê?!A meu ver não há nada a fazer.Eu quero ter este filho.

Sofia-Dá-me só tempo!

Rúben-Eu dou-te tempo, mas espero mesmo que não faças nada!

Sofia-Já disse que não!Agora vou comer alguma coisa.-virou costas.

Rúben-Diz me só uma coisa.-ela olhou-me.-Quando é que descobriste que estavas grávida?

Sofia-Já há algum tempo que andava com algumas dúvidas e hoje fui comprar o teste ,e quando cá cheguei cá fiz o teste.-terminou de falar e foi embora.

Segui-a até à sala de refeição.Enquanto ela esteve sentada olhei-a algumas vezes.Vi que fazia um esforço para comer,já que no fim do almoço andava era a "brincar" com a comida.
Ela saiu da sala, ainda não tinha terminado mas levantei-me e fui atrás dela.

Sofia-O que foi?-ouvi os meus passos e olhou para trás.-Eu não  vou cometer nenhuma loucura se é isto que queres saber.

Rúben-Podes me dizer onde vais?

Sofia-Agora vais andar colado a mim?

Rúben-Tens o meu filho dentro de ti tenho direito de saber para onde vais.

Sofia-Vou para o meu quarto!

Virou costas e caminhou  até ao elevador.
Não era assim que queria estar com a Sofia, a mãe do meu filho, quando soubéssemos que íamos ser pais.
Conhecia a Sofia e mesmo não querendo me afastar dela,ela estaria agora a duvidar de tudo e mais alguma coisa,para não falar de ela nunca ter demonstrado vontade de ser mãe.
Voltei para a sala de refeições,ficando a olhar para o telemóvel caso ela desse”sinal de vida”.
O pessoal falou em irmos até à sala só que tinha a minha cabeça noutro  lugar e fui até ao meu quarto.
Deitei-me sobre a cama e acabei por adormecer.Fui acordado com o Carlos a chamar-me.Disse que tínhamos de ir para o treino.Perguntei-lhe  pela a sua Sofia,e ele disse-me que já estava no autocarro.
Agarrei na minha bolsa e fui a toda a força para o autocarro.Entrei e via sentada perto da janela…Foi como me tivessem tirado um grande peso de cima dos ombros.Tinha-me tido que não ia fazer nada mas mesmo confiando na Sofia não podia passar sem colocar isto em questão,já que estávamos a  falar do nosso filho,algo que ela ainda tinha aceitado muito bem.
Deixei-a ficar no seu “cantinho”porque sabia que só a ia irritar mais se me aproximasse.O que não era bom nem para ela nem para o nosso filho.
Passou o resto do dia e só a vi na sala de jantar,já que nem ontem à noite apareceu na sala para estar com o pessoal.
Não consegui-a conter mais aquela vontade de a ver,de saber como estava e principalmente se já tinha “colocado as ideias em ordem”.

Rúben-Olá.-falei depois de ela abrir a porta ,e estava com uma cara que parecia ter acabado de acordar.

Sofia-Olá.

Rúben-Como estás?

Sofia-Um pouco mal disposta mas nada de especial.

Rúben-Já comeste?

Sofia-Não estava a acabar de me vestir para descer.-continuava da parte de fora da porta.

Rúben-E ..Já sabes o que vais querer fazer?

Sofia-Rúben não,ainda não sei.

Rúben-Vais mesmo seguir com isto para a frente?

Sofia-Se ainda não decidi queres mesmo que te responda?!-ela estava mesmo de mau humor mas dando as circunstâncias nem comentei.

Rúben-Já percebi.Vou descer, vemo-nos lá em baixo.

Sofia-Adeus.-fechou a porta.Fui até ao elevador e desci até à sala de refeições.

O pessoal estava quase todo já sentado com o seu o pequeno almoço.Depois de ir buscar o meu pequeno almoço fui até à minha mesa.
Pouco depois de me ter sentado  perguntaram o que se passava com a Sofia.Não quis adiantar muito mas era óbvio que se passava ali algo já que ela não queria falar com  ninguém.
Via chegar e continuava com a mesma cara durante todo o pequeno almoço.Passada a tarde só falei com a Sofia uma vez apenas e foi enquanto estava na sala,lhe mandei uma mensagem e tive uma curta e seca resposta.

Mesmo tendo saído do Norte com uma vitória que  assegurava o  nosso lugar no topo do campeonato não estava com vontade para festejar
Chegámos  ao estádio já de madruga.Ajudei a Sofia a levar as nossas malas para a bagageira do carro e depois entrámos.
Pelo caminho ela apenas falou quando lhe perguntei como estava,ela  respondeu que estava com alguns enjoos mas que o que precisava era de ir dormir um pouco.E assim que entrámos em  casa ela deitou-se.
Fui à casa de banho,tratei da minha higiene e quando sai ela já dormia serenamente.Afastei um pouco os lençóis e deitei-me ao seu lado.

Ainda de olhos fechado,estiquei o braço e não toquei na Sofia.Aquilo fez-me abrir os olhos rapidamente e levantar-me.
Abri a porta da casa de banho e como não a vi sai do quarto e chamei-a.

Sofia-Sim!-ouvi a sua voz e fui ao seu encontro.-Passasse alguma coisa?-perguntou quando me viu parado perto da porta da cozinha.Ela estava vestida,de caneca de mão encostada ao balcão.

Rúben-Acordei e não te vi.-dei alguns passos e entrei na cozinha.

Sofia-Acordei com alguns enjoos,e vim preparar um chá.

Rúben-Quando vais ao médico?

Sofia-Não sei.-vi do modo que falou que nem queria discutir isto agora.

Rúben-Sofia estamos a falar da saúde do nosso filho, acho que não queres ser tão irresponsável .Mas também se nem sabes se queres ter este filho isto  pouco te importa não?!

Sofia-Não percebes  que dizer estas coisas não te vão levar a nada!Só pedi para me dares tempo para por as ideias em ordem.Sabes que nunca tinha considerado ser mãe  foi por isto que durante estas últimas semanas não falei disto a ti, nem a ninguém!Não sei se estou preparada,não sei se é altura certa, nem sei se quero passar por isto!Sempre quiseste ter filhos e acredita que sei disto,mas não tornes as coisas mais difíceis do que já são.

Rúben-Não há problema nenhum!Tu é que estás sempre a questionar tudo, percebe que se isto aconteceu foi por uma razão.Nem devias estar a questionar se devemos ou não ter este filho!

Sofia-Eu não quero discutir.-pousou a caneca.-Nem agora nem nos próximo tempos.-saiu da cozinha sem me explicar o que quis dizer com aquilo.

Entrei no quarto e ela estava a colocar a sua roupa toda em cima da cama.

Rúben-Onde vais?

Sofia-Eu agora preciso de descanso e aqui em casa vão continuar a haver estas discussões constantemente.

Rúben-Então vais embora?

Sofia-Sim.

Rúben-É isto a tua grande decisão?Fugir?

Sofia-Não estou a fugir de nada, preciso de tempo para mim.Para poder estar sem qualquer preocupações.

Rúben-Tens o meu filho dentro de ti não posso deixar que vás sei lá para onde sem me dar noticias.

Sofia-Não vou fugir do país.Preciso de me afastar…De ti-olhou-me e depois voltou a colocar mais roupa em cima da cama.

Rúben-De te afastares de mim?Do pai do teu filho?Nós vivemos juntos não sei se te lembras?

Sofia-Mas é melhor terminar com tudo isto!Tu  só consegues pensar no que achas ser certo e nem te dás ao trabalho de tentar perceber como me sinto.E não é isto que quero.-pegou agora numa mala e começou a atirar roupa lá para dentro.

Rúben-Au,surprendeste-me Sofia.Sabia que fugias sempre de qualquer compromisso..Mas o habitual era um “não sei”, agora pegar nas tuas coisas é mesmo uma surpresa.

Sofia-Não quero continuar a falar contigo!-nem me olhou nos olhos continuava a encher aquela mala com roupa.

Rúben-É isto!Ignora todo os problemas ,mas quanto ao nosso filho não te vou deixar fazer o mesmo!Podes não o querer ter mas eu quero!-ela olhou-me.-E que eu saiba sou eu o pai.

Sofia-És mas isto não te dá direitos de me dar ordens!Vou-me embora, e quanto ao resto pouco me importa.-passou por mim e ainda agarrei-a no braço impedido que continuasse.-Não tornes isto pior Rúben!-fez com que eu largasse o seu braço e saiu com a sua mala.

Fui ainda até à porta mas já ela tinha entrado no elevador.
Olhava para o telemóvel e não sabia o que fazer…Se deveria a procurar,tentar resolver as coisas entre nós mas acabei por não marcar o seu numero..
Perto da  hora do jantar peguei no telemóvel e telefonei-lhe mas nada.Não tive qualquer sinal dela..Mandei-lhe três mensagens e continuei sem resposta.Se estavas prestes a perder a cabeça isto foi a gota de água.
Entrei ao quarto,vesti o meu casaco procurei as minhas chaves e carteira e saí.

(Sofia)

Por muito que me custasse deixar aquela casa,deixar o Rúben não conseguia…Não conseguia aguentar aquelas discussões que só me deixam ainda pior.Estava indecisa ,não por querer a todo o custo abortar mas porque tinha o meu emprego e sabia muito bem quais iam ser os “custos” desta gravidez.Não queria acabar com uma vida especialmente com a do meu filho mas se estava a colocar isto em questão era porque não conseguia aceitar esta gravidez  de certo modo.
Pedi ao Rúben para respeitar e não me pressionar mas ele continuava com perguntas e mais perguntas que o melhor era afastar-me de uma vez por todas para meu bem e do pequeno embrião que estava dentro de mim.
Sai  com pouco coisa daquela casa mas não consegui  ficar mais tempo ali para levar mais qualquer peça de roupa.
Fui até ao meu antigo apartamento.Estava completamente vazio…No meu quarto e atirei a mala para cima do colchão descoberto.
Deitei-me e assim que encostei a minha cabeça às costas da cama as lágrimas caíram-me.
No meio daquele  choro peguei no telemóvel.Pensei telefonar para a Sara,mas sabia que se ia comportar como uma “mini Rúben”e repetir tudo aquilo que o Rúben me  tinha dito.Por isto telefonei para alguém que sabia que ia puder estar disponível para vir até aqui a casa e ainda me ajudar tal como eu precisava sem sentir que estava a ser pressionada .

Lúcia-Então Sofia?-falou quando abri a porta com os olhos encharcados.Não falei só abracei-a já que era mesmo o que estava a precisar…O ombro de alguém.

Sofia-Entre.-fechei a porta.-Vamos  até ao meu quarto.

Lúcia-Porque estás aqui?Não devias estar em casa com o Rúben?-sentámo-nos na cama.

Sofia-Lúcia tenho algo para lhe dizer.

Lúcia-Primeiro respira.-limpou as minhas lágrimas fazendo uma festinha no meu rosto.-Agora conta lá o que se passa.-entrelaçou a minha mão na sua.

Sofia-Eu estou grávida.

Lúcia-Grávida?-sorriu.-Parabéns…-não  respondi ao que tinha tido.-Mas se estás grávida porque estás aqui,sozinha e desta forma?

Sofia-Porque eu não sei se quero ter este filho.

Lúcia-Porque não sabes?

Sofia-Porque com o meu trabalho o mais provável é ir parar ao olho da rua..Tenho de estar no treinos e por estar grávida não o vou poder fazer ,ou seja que tenho de estar quase os nove meses afastada…E ainda quando o bebé nascer.-olhei-a.-É quase um ano.

Lúcia-Tem calma.-colocou o seu braço nas minhas costas,aproximando-me dela.-Não podes pensar desta forma.-olhei-a.-Sim é o teu trabalho ,mas estamos a falar do teu filho.Ter filhos é a maior felicidade que um ser pode ter .Não tive os meus próprio filhos mas tu e a tua irmã são como minhas filhas. Amo-vos como filhas,e fico orgulhosa por vocês tal como uma mãe, e ensinei-vos tal como se fossem minhas filhas.E foi sem dúvida a melhor coisa que me aconteceu.É verdade que há pessoas que não   tem tanto o perfil de um pai ou de uma mãe, mas tu querida adoras crianças a única coisa que te impedi-o durante todo este tempo de teres um filho foi este medo de perder o teu emprego.Nos dias de hoje isto já não é tanto habitual,já não é preciso esconder gravidezes e mesmo nem ter filhos.Conheço-te e sei que és uma óptima profissional e aposto que todos os teus colegas de trabalho também o sabem.Não tem razões para te mandar embora,mesmo que o teu trabalho seja no campo,podes sempre fazê-lo de outra forma ou como é claro afastar-te alguns meses.

Sofia-Eu não sei.Tenho tanto medo!Não queria lidar com isto e durante semanas tentei evitar estes sinais mas não consegui aguentar mais e tive de saber se estava mesmo grávida..O Rúben ficou todo contente com a minha gravidez,mas esta felicidade toda só me faz sentir pressionada.

Lúcia-Eu acho que o que precisas é de uma noite de descanso.Talvez teres te afastado por um  pouco foi o melhor.Acredito que vais  chegar à conclusão que teres este filho é a decisão mais correcta.Vai mudar a tua vida,mas acredita que para melhor em todos os sentidos.

Sofia-Tenho de pensar..Tenho de organizar a minha cabeça e saber se quero ir com isto para a frente.

Lúcia-Porque não falas com alguém lá do teu trabalho?Podem te dizer o que irá acontecer agora que estás grávida.

Sofia-À alguns meses falei com o Rogério sobre o que poderia acontecer caso engravidasse.

Lúcia-E o que ele disse?

Sofia-Disse que ia ter os mesmo direitos que todas as outras grávidas no seu local de trabalho,mas por ter o treinos, as viagens iria te ter outro “método de trabalho”.

Lúcia-Vês?!Não tens razões para te preocupares.-sorriu.-Mas eu não vou poder decidir isto por ti…Cabe-te a ti decidir se queres ter este filho ou não.Dando a minha opinião, devias ter este filho e tenho a certeza que o Rúben ia ficar felicíssimo,tanto como toda a família que sempre quis um Júnior da tua parte,e como é claro tanto eu como o teu pai ficávamos muito felizes por sermos avôs pela terceira vez.

Sofia-Só posso dizer que vou pensar, e como estou de volta a ao apartamento vou poder ter este tempo para mim e pensar como deve ser.

Lúcia-Quando estás a pensar ver o Rúben?

Sofia-Quando decidir o que vou fazer.Só lhe pedi para me deixar ter este tempo para mim e espero que ele respeite.

Lúcia-Deve estar a ser difícil para ele também Sofia.Se sempre quis ser pai, ver-te sem saber se queres ter este filho deve estar a deixa-lo muito em baixo.

Sofia-Eu não pude fazer mais nada!Pedi-lhe para me dar espaço e ele continuava a perguntar como estava o bebé,quando vou ao médico..Tinha de me afastar.

Lúcia-Sofia por mais que queira que penses nisto com toda a tua calma,não podes despreocupar-te quanto à tua saúde e à do teu filho.

Sofia-Sei disto,mas tenho mesmo de estar sozinha para decidir o que vou fazer.

Lúcia-E eu vou te deixar,diz-me só uma coisa.Já comeste?

Sofia-Não.

Lúcia-Então vou mandar vir algo para jantarmos.

Sofia-Não,não é preciso!

Lúcia-Nem pensar Sofia,não podemos ignorar o facto de estares grávida tens de te alimentar e nesta casa os armários estão vazios.

Ela fez um telefonema e dali  a pouco a campainha tocou tendo vindo a Lúcia cheia de sacos.

Lúcia-Tens aqui comida para hoje e amanhã.Vou arrumar no frigorifico uma parte e outra trago-te para jantares.

Sofia-Obrigada.

Lúcia-Não tens de agradecer,já venho.

Ela foi à cozinha,ligou o frigorifico e colocou alguma comida lá dentro e depois voltou com um prato.Trazia  uma fatia de pizza,uma salada e uma garrafa de agua.
Ficou ao meu lado até terminar,e quando estava já os pratos limpos levou tudo até à cozinha.Antes de ir embora, procurou também cobertores e saiu quando fiquei na minha cama bastante confortável.
Aquela conversa com a Lúcia tinha-me ajudado imenso..Não sabia que fazer e ela veio me ajudar a colocar as ideias em dia,e até mesmo a tornar aquela casa confortável que depois de tanto tempo sem ser usada estava cada vez mais fria.

Acordei bem,e sem enjoos o que me permitiu tomar um pequeno almoço como deve ser com a comida que a Lúcia tinha deixado cá ontem.
Voltei ao quarto e procurei algo para usar no meio daquela roupa para usar.Vesti-me e sem querer dei por mim a ficar com o olhar preso na minha barriga….Olhei-a por breves segundos e depois deixe a minha mão esquerda ficar pousado sobre o meu ventre.
Retirei dali a mão e continuei a vestir-me.Respirei fundo antes de sair de casa e fui em direcção da casa do Rúben.

Sofia

Não sabia como ia correr voltar a encontrar-me com ele depois do que se tinha passado,mas tinha de o fazer.Tinha-lhe de dizer o que tinha decidido durante esta noite.

Qual terá sido a decisão da Sofia?E como vai ser a reacção do Rúben quanto a esta?


Olá :)
Gostava que deixassem as vossas opiniões!
Beijinhos

Rita





5 comentários:

  1. Deixaste-me em desespero, mulher!!!
    Adorei esta gravidez e a Sofia agora so tem é de preparar o quarto na mansão Amorim!
    Vamos lá!!!

    Beijo
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Olá Ritinha!
    Espero bem que a Sofia aceite a gravidez e decida seguir com ela em frente!
    Quero mais :p
    Beijinhos
    Ritááá xD

    ResponderEliminar
  3. Olá! :)
    É claro que ela vai decidir ter esse filho ao lado do Rúben! Pelo menos é isso que eu espero...
    Beijinhos
    Didi Martins

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Estou para morrer! Espero bem que ela aceite a gravidez.
    Quero mais!
    Bjs Tânia

    http://talvezumdiatedigamote.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Para começar isto NÃO É MANEIRA DE ACABAR O CAPITULO
    Agora estou super curiosa :o
    Espero que a Sofia aceite o júnior e fique bem com o Ruben ;D

    Beijinhos

    ResponderEliminar