sexta-feira, 7 de setembro de 2012

capitulo 49-"Quando é que a Sofia se casou? "

(Rúben)

Sofia-Ah...-a Sofia olhou-me e depois voltou a olhar para a minha mãe que continuava perto daqueles cacos em esperando uma resposta.

Rúben-Sofia importaste que fale com a minha mãe a sós?

Sofia-Não,não.Claro que não.-levantou-se.-Vou até ao quarto.

Rúben-A mãe podia não ter tido esta reacção em frente da Sofia.-falei depois da Sofia ter virado costas.

Mãe-Acabo de saber que a tua namorada foi casada ,querias que te dissesse o quê Rúben?!

Rúben-É verdade que a Sofia foi casada, mas tanto ela como o seu ex marido era muito novos e não faziam a mínima ideia do passo que estavam a dar, não passou de um erro.

Mãe-Quando é que a Sofia se casou?

Rúben-Foi já à muito tempo, ela tinha dezanove.

Mãe-Dezanove?-perguntou surpreendida.

Rúben-Sim, mas não passou de um episódio que a Sofia quer é esquecer.Aprendeu muito com isto e se é o que é hoje foi porque cresceu com tudo o que lhe aconteceu.E nem a mãe nem ninguém lhe deve julgar  pelas decisões que vez.

Mãe-Não lhe estou a julgar!Só que não estava mesmo nada à espera de tal coisa, a Sofia parece ser uma rapariga com os pés bem assentes na terra.

Rúben-E é.-interrompia.-Só que tudo isto aconteceu quando ela era muito nova.Todos temos o nosso primeiro amor que achamos ser para sempre, e que a nossa vida vai ser um mar de rosas mas é preciso bater com a cabeça na parede para aprender.E acredite que a Sofia aprendeu muito com o seu divórcio.Se hoje não toma uma decisão sem pensar duas vezes é porque sabe  o preço desta erro.

Mãe-Tens razão, mas preferia ter sabido disto mais cedo filho.

Rúben-Mãe isto é algo que nem eu nem a Sofia falamos com amigos e família.Não por esconder mas porque não achamos ser necessário estar a falar de certos assuntos que já estão mortos e enterrados.-ela ouvia-me em silêncio.-E se não o fiz foi porque respeito a decisão da Sofia, de não querer estar a espalhar o seu passados a todos, e só lhe peço para fazer o mesmo.

Mãe-Desculpa Rúben, foi a surpresa de saber desta casamento que falou mais alto.

Rúben-Não é a mim que a mãe deve pedir desculpa.-ela olhou-me, e vi que sabia perfeitamente a quem eu estava a referir.

Mãe-Tens razão, vou falar com a Sofia.-deu um passo e quando o fez ouvimos aqueles vidros que ainda estavam no chão.

Rúben-Deixe estar eu arrumo isto.



(Sofia)

Entrei no quarto e sentei-me na cama, mas foram apenas por segundos pois voltei-me logo a levantar.Não queria ser tão cusca ao ponto de estar com o ouvido encostado à porta para ouvir a conversa do Rúben com a sua mãe depois do que tinha acontecido.
Andei de um lado para o outro no quarto.E quando fazia uma breve paragem olhava para o relógio.Não tinha qualquer interesse em saber quais eram as horas, mas naquela situação aquilo era o máximo que podia fazer.
Ouvi a porta a abrir e olhei na direcção desta.Pensei que seria o Rúben, mas vi que era a Anabela.Aí sim fiquei sem saber como ia correr a nossa conversa, já que ela tinha tido aquela reacção depois de ouvir o  que tinha dito sem intenção na sala.

Anabela-Bem.-olhou-me.-Devo-te um pedido de  desculpas Sofia.

Sofia-Não,eu compreendo que tenha ficado surpreendida,não pelo o lado positivo mas tenho noção que não estava à espera de  ouvir tal coisa.

Anabela-Nisto tens toda a razão.Não estava mesmo nada à espera, mas a verdade é que não tenho de te chamar à atenção ou mesmo  criticar por nada.Todos temos aqueles momentos menos bons na nossa vida e tu não foges à regra. Só que fiquei surpreendida por saber que te tinhas casada já que te conhecendo não parecia nada teu .Mas o Rúben falou-me sobre o teu casamento, o que espero que não te tenhas importado.Se aconteceu foi por uma razão, e pelo o que o Rúben me disse retiraste o que era preciso deste casamento e aprendeste algo com  tudo isto.

Sofia-Sim isto é verdade.Pode não ter sido o melhor momento da minha vida,mas aprendi muito com o meu casamento com o Tiago.Não mudei por completo, só que depois de cometer aquele erro segui a minha vida com uma lição.

Anabela-Como te disse, desculpa por o que aconteceu à pouco e por ter deixado cair aquela chávena.-sorriu, o que acabou por quebrar o gelo e me fazer sorrir também.

Pouco depois terminámos a nossa conversa e saímos.Demos de caras com o Rúben de vassoura na mão o que nos fez gargalhar.

Rúben-Não ia deixar tudo no chão não é?!

Sofia-Não, até mesmo porque ficas mesmo muito bem de vassoura na mão.

Rúben-Quem te ouvir falar até parece que não ajudo cá em casa.-não conseguia parar de rir só de o ver naquelas figuras.-Já paravas com isto não?!

Sofia-Ok já nem falo mais nada.Queres que te ajude?

Rúben-Deixa estar que acabo.

Anabela-Bem já está tarde.-olhou-me e depois olhou para o Rúben agora a recolher todos os cacos.-Vou andando.

Sofia-Tem a certeza?

Anabela-Sim ,sim já fiz estragos suficiente aqui hoje.-rimos.

Enquanto o Rúben colocou aqueles vidros  no lixo fui com a Anabela até à  porta. Já era tarde e quem estava a ficar cansada era eu, fui até ao meu quarto e vesti um pijama.O Rúben voltou para  o quarto e deitou-se ao meu lado.
Estávamos  os dois “entretidos” quando ouvi o toque do meu telemóvel.

Rúben-Mas quem é a esta hora?!-falou quando separei os nossos lábios.

Sofia-É a minha tia.-olhei para o ecrã do telemóvel e vi que era de Castelo Branco.-Estou.

Maria-Sofia!-falaram num tom que parecia estarem num buraco e eu era alguma salvação.-Estamos a precisar de falar contigo!

Sofia-Diz.

Joana-Também estou aqui!

Sofia-Pronto digam.

Joana-Tens de nos salvar.

Sofia-Hãn?

Maria-A nossa mãe quer ir para Coimbra, tens de a convencer a ir para Lisboa!

Joana-Sim, queremos estar com vocês e não em Coimbra com os nossos pais.

Sofia-As meninas sabem que são menores e que eu não posso obrigar os vossos pais a virem para Lisboa.-estava-me a dar imenso gozo continuar com esta brincadeira  que só as ia deixar mais entusiasmadas quando soubessem que afinal vinham até Lisboa.

Joana-Aquilo vai ser uma seca,e só pedimos para falares com a nossa mãe

Maria-É vá lá.

Sofia-Eu falo com a vossa mãe mas não prometo nada!

Joana-Obrigada!

Maria-É muito obrigada.

Sofia-Agora vão mas é dormir que está na hora.

Maria-Pronto mãezinha  , já vamos.

Sofia-Acho bem.Bejinhos e portem-se bem!

Joana-Sim adeus.

Maria-Adeus, beijos.-desliguei o telemóvel e coloquei sobre a mesa de cabeceira.E depois de as ver tão
desesperadas para virem passar as férias connosco gargalhei.

Rúben-Posso saber o que a tua tia queria a esta hora?E que te deixou toda contente.

Sofia-Não era a minha tia,eram as miúdas.Queriam pedir para falar com a mãe delas sobre a viagem a
Coimbra.Para ver se fazia a tia mudar de ideias, mas nem vale a pena porque isto é só mesmo uma brincadeira.

Rúben-Então não vais falar com a tua tia?

Sofia-Vou mas para lhe dizer que aqueles duas meninas estão a desesperar por não virem até Lisboa.

Rúben-Desligas o telemóvel se faz favor?

Sofia-Porquê?

Rúben-Porque prefiro que não tenhamos nenhuma interrupção.-esticando o seu braço agarrou no meu telemóvel e depois de o desligar voltou a puxar para os seus braços e uniu os nossos lábios.


Estes últimos tinham tido o seu “gostinho”, por fazer aquela surpresa às miúdas, por lhes esconder  onde realmente iriam passar as férias de Carnaval.Sem saber qual seria a reacção da Maria e da Joana fui no inicio da tarde até à casa dos meus pais já que hoje elas chegavam.
A super Lúcia já tinha toda a comida na mesa e mesmo tendo eu e a Sara perguntado se ela queria ajuda ela recusou e disse que já  estava tudo feito.

Sofia
Sara
O Guilherme andava de um lado para o outro, por estar já com a birra.O avô veio em resgate e disse que o ia deitar para dormir a sesta.
Algum tempo depois, fui ao quarto e vi que o Guilherme não era o único que precisava de dormir uma sesta,estando o meu pai já ao seu lado a dormir serenamente.
A Inês estava no colo da Sara, e de olho bem aberto, olhando  para nós t sempre com um sorriso na cara.

Sara-Sabes a que horas chegam?-perguntou-me pouco depois de ter trazido a Inês para o  meu colo.

Sofia-Não, mas a tia disse que antes das três estavam cá em casa.

Lúcia-Eu estou é curiosa para ver como foi as reacções das miúdas.-nós as três sorrimos.

Sofia-Sim, coitadas passaram este tempo todo a pensar que iam para Coimbra.

Sara-É verdade, ligaram tantas vezes lá para casa para eu convencer a tia a deixá-las virem até Lisboa.

Sofia-Vão ficar todas contentes quando cá chegarem.

Sara-E por falar nisto o Rúben?

Sofia-Foi ao Spa, porquê?

Sara-Por nada,só acho estranho ainda não ter chegado.-olhei para o relógio.

Sofia-Daqui a pouco deve chegar.E o João.

Sara-Está a trabalhar.Tinha uns papeis que tinham de estar prontos até amanhã e por isto está no escritório.

Sofia-Mas ele vem cá jantar?

Sara-Sim vem.-tocaram à campainha e sorrimos.

Lúcia-Devem ser elas.-levantou-se e foi abrir a porta.Ouvimos um grande alvoroço assim que a porta foi aberta o que só confirmava que era mesmo os tios e as miúdas que tinham chegado.
Pouco depois as miúdas chegaram à sala e começaram logo aos berros,e até assustaram a pequena Inês.

Sara-Calminha meninas.

Joana-Desculpa Inês.-deu-lhe um beijinho na  nuca.A Maria já estava abraçada a mim e depois de também cumprimentarem a Sara vieram se sentar ao meu lado.

Sofia-Então, contentes por estarem em Lisboa?

Maria-Muito!

Joana-Sim aquele viagem a Coimbra era mesmo algo que não queríamos.

Sara-Mas o que interessa é que estão cá.

Maria-Exactamente,e sempre vais fazer aquele festa em tua casa?

Sofia-Estou a ver que as meninas quiseram vir a Lisboa por causa de festas.

Joana-Nem mais.-sorriu.

Sara-Sim, mas  por causa do Guilherme e da Inês decidi que não havia limite de idades se me entendem.

Joana-Por mim é na boa desde que esteja com vocês.

Sara-A Sofia tem o trabalho e o Rúben que já lhe dá muito trabalho, por isto vão ter que ficar é com aqui a prima Sara.-riu.

Sofia-Até parece...-ouvimos as vozes dos nossos tios que estavam a falar com  Lúcia.Chegaram à sala já sem as malas, foram nos cumprimentar ficando depois a Inês no colo da minha tia que tanto pediu para ficar um pouco com a pequenina.

Sara-A tia gravou a reacção das miúdas?

Tio Augusto-Achas que não íamos querer recordar este momento?!

Sofia-Oh então queremos ver.

Maria-Temos tempo para nos verem aos berros.

Tio Augusto-Sim são cinco minutos com estas duas as berros assim que sabem que vem para Lisboa.

Sara-Queremos ver!

Joana-Eu vou buscar o nosso grande momento de orgulho.

Perguntou à minha tia onde estavam as malas e depois saiu.

Tia Lúcia-Como estão as meninas?-olhou para mim e para a Sara.

Sara-Bem,a tentar conciliar os miúdos e o trabalho.

Tia Lúcia-É difícil, mas ser mãe tem estes desafios.E tu Sofia.-olhou-me.-Ainda estás com aquele rapaz?

Sofia-Com o Rúben?

Tia Lúcia-Sim é que não o vi aqui.

Sofia-Ele deve estar a chegar.

Tio Augusto-Desculpa a curiosidade da tua tia, já sabes como é.-sorriu.

Tia Lúcia-Estou só a fazer uma pergunta à Sofia.

Sofia-Eu sei tia, e não faz mal nenhum.

Joana-Está aqui.-trazia a câmara na mão e um cabo para a ligar à televisão na outra.

Tal como esperávamos a reacção daqueles duas às “verdadeiras” férias resumia-se a gritos e perguntar imensas vezes à minha tia se era verdade, o que com a resposta resultava em mais gritos.
Sofia-Isto é que é entusiasmo meninas!

Joana-Oh queríamos imenso vir ter convosco, e quando os nossos pais nos disseram  que não víamos para Lisboa ficamos muito tristes.

Sara-Sim porque com aqueles chamadas nem nos tínhamos apercebido nem nada.

Maria-Vocês também foram mazinha!

Sofia/Sara-Nós?

Joana-Sim nós telefonávamos para vocês com desespero e vocês nem foram capazes de nos dizer a verdade.-
os meus tios e a Lúcia riam enquanto nos ouviam.

Sara-Se era uma surpresa querias o quê?!

Sofia-Claro!Combinamos com a tua mãe que não íamos dizer nada.

Maria-E ficámos nós a sofrer não é?

Guilherme-Joana!-o Guilherme entrou na sala a correr e atirou-se para o colo da Joana.

Joana-Olha o pequenino.-sorriu e depois deu-lhe um beijinho.

O meu pai entrou pouco depois ,e vi pela sua cara que tinha ficado mais algum tempo no quarto mas conhecendo aquele pestinha como conheço o Guilherme devia ter arrancado o meu pai do quarto assim que ouviu outras vozes na sala.

Guilherme-É o Rúben ou o pai?-falou depois de tocarem à campainha.

Sofia-Vamos lá ver.-peguei nele e fui até à porta.

Guilherme-Rúben!

Sofia-Olá amor.-o Rúben deu alguns passos e uniu os nossos lábios.

Guilherme-Rúben!-falou irritado por o Rúben ter me beijado sem lhe ligar nenhuma.

Rúben-Tão puto?-assim que o Rúben pegou no Guilherme ele deixou-se ir para o colo sem refilar nem nada.

Guilherme-Tás sempre a dar beijinhos à titia!

Rúben-E não posso?

Guilherme-Só às vezes.-rimos.

Rúben-Tu sabes é muito.

O Rúben preguntou-me se a minhas primas já tinham chegado,respondi-lhe que sim e quando entrámos na sala elas levantaram-se para o vir cumprimentar  tal como os meus tios.
Os meus tios foram com o meu pai e a Lúcia à cozinha, já que  depois da viagem tinha ficado com alguma fome e com a quantidade de comida que a Lúcia tinha feito, deixava qualquer um de agua da bocas.
As miúdas fizeram um prato com alguns dos aperitivos feitos pela a Lúcia e vieram para a sala.

Guilherme-Titia!-ele ainda estava no colo do Rúben e quando me chamou olhei-o, o que fez com falasse de
seguida.-Eu e a mãe compramos uma roupa.

Sofia-Uma roupa?-olhei para a Sara.

Sara-Para usar na festa de Carnaval.

Sofia-É verdade ainda nem pensei nisto…Mas temos de ir fantasiados?

Sara-Claro!-olhou para o Guilherme-E qual foi  roupa que comprámos Guilherme?

Guilherme-Do shrek !-disse todo contente.-E a mãe foi…Pirata.

Sofia-Pirata?-olhei para a Sara a tentar controlar  o meu riso.

Sara-Quando vires o fato falamos!E as meninas vão de quê?

Joana-Pois como não sabíamos que vínhamos para cá não trouxemos nada mas..-sorriram e vi que tinham planeado alguma.

Sara-Mas o quê?

Maria-Tivemos uma ideia pelo o caminho!

Joana-É e posso vos dizer que é  fantasia muito original!

Sofia-Ai sim e qual é?

O que estarão a planear as duas primas da Sofia?



2 comentários:

  1. Olá!
    Agora fiquei curiosa. O que é que essa duas anda a preparar.
    Quero mais, sim?

    Bjs Tânia

    http://talvezumdiatedigamote.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. M-E-D-O ahahaha
    Ui ui quero ver esses fatinhos!

    Beijo
    Ana

    ResponderEliminar