segunda-feira, 25 de junho de 2012

Capitulo 8-“Achas que a mãe ia gostar de te ver assim?”


(Sofia)

Acordei no meio daquela confusão toda de fotos..Perto de mim tinha uma da minha mãe que me fez lembrar da minha conversa com o Rúben ontem.Tinha de esquecer aquilo e seguir em frente até mesmo porque hoje tinha treino e não queria arranjar confusões.
Cheguei ao Caixa e encontrei o seu carro já no parque mas pensei que ele já estava nos balneários o que depois vim a descobrir que estava errada.

Sofia
Rúben-Sofia.-olhei para trás.

Sofia-Diz.

Rúben-Eu ontem tentei telefonar-te mas como não tinha o teu número foi impossível.-continuei a olhá-lho.-
Não devia ter dito o que disse , peço desculpa e que compreendas que falei de cabeça quente.Quero te pedir desculpa.

Sofia-Está bem..Desculpas aceitas.-ele sorriu.-Mas também tenho algo para te dizer.-ele esperou que continuasse.-Aqui dentro as coisas continuam iguais mas fora do Caixa eu não prefiro que nem amigos sejamos sim?

Rúben-Mas dizes-te que me desculpavas?

Sofia-Desculpo,e não quero falar mais nisto apenas compreende.-olhei para o relógio.-Agora é melhor despachares-te que temos treino.
Fui para o balneário e vesti-me.No relvado faltava alguns jogadores chegarem ams enquanto esperava o mister esteve a conversar comigo e com o Rogério.

Sofia




Já a meio do treino, quando os jogadores faziam os seus exercícios vi que o mister olhou para o outro lado do relvado.

Jorge Jesus-Sofia podes ir lá ver o que se passa?-vi que estava o Rúben no chão agarrado ao joelho e o 

Rogério perto dele.

Sofia-Claro.

Corri até ao outro lado e quando lá cheguei coloquei as minhas mãos nos meus joelhos.

Sofia-O que se passa?-o Rúben nem me olhou, ao contrário do Rogério.

Rogério-Ele lesionou-se no joelho esquerdo...O José é que está agora no departamento médico levas-o até lá?

Sofia-Sim levo.-o Rúben finalmente olhou-me e enquanto o Rogério o ajudou ele ficou todos aqueles segundos a olhar-me.Coloquei o meu braço no funda das suas costas e fomos para o interior do Caixa.


(Rúben)

Para juntar às dores que sentia no joelho esquerdo tive de atravessar todo o caminho até ao interior do Caixa em silêncio absloluto com a Sofia ao meu lado.

Sofia-Espera aqui, que vou pedir à Leonor   para  chamar o José.-tinhamos ido para uma sala onde tinha uma maca.-Queres-te deitar?

Rúben-Pode ser.-ela ajudou a sentar-me da maca e de seguida colocou as minhas pernas sobre esta.

Sofia-Já venho.-saiu mas por breves minutos.-Ele já vem,está com o Miguel a fazer trabalho de ginásio.

Rúben-Ok.-ela virou-se de costas para mim,e  ficou olhando para uma janela que tinha como vista os relvados onde nós treinávamos.Estava já farto de esperar pelo o José naquele silêncio horrivel e falei.-Vais mesmo deixar de me falar?-ela não respondeu e permaneceu no mesmo lugar.-Não devia ter falado da tua mãe,tens todas as razões para estares chateada mas eu percebi  que errei e já te pedi desulpa.Só que eu fico sem saber que fazer ,quando sei que sentes o mesmo  que eu sinto só que o escondes,o que não entendo!Corresponde ao meu beijo e  depois dizes que só podemos ser amigos.-ela olhou-me.

Sofia-Nós trabalhamos no mesmo lugar!

Rúben-E agora as pessoas que trabalham do no mesmo lugar não podem ser mais do que amigos?

Sofia-Não quando o meu trabalho vai ser posto em causa , eu não trabalhei toda a minha vida para agora chegar aqui e ser despedida por me envolver com um dos jogadores.

Rúben-Achas mesmo isto?

Sofia-Acho!-o José abriu a porta e entrou.

José-Interrompi alguma coisa?-reparou que tínhamos colocado fim à nossa conversa.

Sofia-Não,não está a interromper nada.E eu vou andando.

José-Não te importas de ficar..É que acho melhor acompanhares o Rúben de volta ao balneário.

Sofia-Ok.

Ela encostou-se ao armário e ficou todo o tempo quieta.Não tinha sido uma lesão grave, o José disse que com sorte e com trabalho  no ginásio poderia até mesmo ser convocado para o próximo jogo.

José-À tarde já vamos começar  a trabalhar para estares de volta no jogo do fim de semana.

Rúben-E não quero outra coisa.

José-Sofia levas-o até ao balneário?

Sofia-Levo.

Rúben-Eu consigo ir sozinho, não preciso que me leves lá.

Sofia-Mas eu prefiro ir até ao balneário contigo.

O José tinha a mesma opinião da Sofia o que tornou impossível eu ir para o balneário sozinho.Como conseguia andar por isto ela foi só ao meu lado até ao interior do balneário.

Sofia-Tens a certeza que ficas bem?

Rúben-Fico…Mas estás preocupada?-sentei-me no banco do balneário.

Sofia-És um jogador da casa e uma baixa num jogo nunca é positivo.-olhou-me.-Vou estar lá fora até os 
outros chegarem.

Rúben-Podes ir.

Sofia-Não  prefiro ficar ,se precisares é só chamares.

Rúben-Sofia.

Sofia-Sim?-olhou-me.

Rúben-Podes me ajudar a descalçar  o sapato esquerdo?

Sofia-Posso.-ela fez o que lhe pedi.-Até logo.

Ela saiu e pelos vistos estava do outro lado da porta… Como eu já não voltava para o relvado neste treino só me restava mudar de roupa e ir para casa.

(Sofia)

O Rúben ficou no balneário e eu fiquei na porta de este, pois ele poderia precisar de ajuda em algo e não o queria deixar ali sozinho e ainda por cima lesionado.
Antes de os outros jogadores chegarem ouvi a porta abri e olhei.

Rúben-Já podes ir.

Sofia-Ficas bem?-ele voltou agora já com a sua roupa do dia a dia e com a bolsa do treino de baixo do seu 
braço direito.

Rúben-Sim , vou agora para casa.

Sofia-Ok, as melhoras.

Rúben-Obrigado.

Ele foi embora e eu olhei para o relógio ,e treino já estava no fim  mas mesmo assim voltei para o relvado.O mister quis saber como estava o Rúben mas como tinha sido o José a tinha examinado o joelho do Rúben apenas repeti o que o José me disse acerca do tipo de trabalho que o Rúben teria de ter já no próximo treino.
Voltei para o balneário à conversa com o mister e aí vesti a minha roupa e guardei dentro do meu saco a roupa do treino.
Peguei na minha mala e sai,com o meu telemóvel na mão pois tinha uma chamado do meu pai.

Luisão-Sofia!-olhei na direcção da voz que me chamou.

Sofia-Oh Luisão, está tudo bem?-ele deu alguns passos  e chegou perto de mim.

Luisão-Está tudo ótimo.Eu quiria ti convidar para um almoço na minha casa.-sorriu.

Sofia-E quando é?

Luisão-No sábado depois do treino.Conto com você?

Sofia-Sim,porque não?!-retribui o sorriso.

Ainda retirei a minha agenda para apontar a sua morada e a hora do almoço.Já no parque telefonei ao meu 
pai que logo me atendeu.

Pai-Liguei-te porque o Guilherme está aqui, veio passar a tarde comigo.Ele quer falar contigo pode ser?

Sofia-Pode, pode.-ouvi o meu pai passar-lhe o telefone.

Guilherme-Titia!

Sofia-Olá meu amor,como estás?

Guilherme-Bem a titia vem aqui?

Sofia-A tia vai ter treino à tarde e depois vai para a casa do avô.

Guilherme-Posso ir para a casa da titia?

Sofia-Podes,a tia vai falar com a tua mãe mas ela vai deixar.

Guilherme-A titia vem rápido?

Sofia-Sim vou.-Beijinhos.

Guilherme-Adeus.-passou o telemóvel ao meu pai.

Pai-Vens cá a casa?

Sofia-Vou sim, o Guilherme pediu-me para ir para a minha casa.

Pai-Sabia que ele iria te pedir, não tem falado noutra coisa.-riu.

Sofia-Eu daqui a pouco já o vou buscar,até já pai.

Pai-Até já,beijos.

Sofia-Beijo.

Desliguei e entrei no carro e fui para a minha casa almocei e ainda fiquei mais um pouco lá pois ainda era cedo para ir buscar o Guilherme já que teria treino daqui a pouco.
No treino nem vi o Rúben, fui para o relvado enquanto ele esteve durante todo aquele tempo com o José a iniciar o processo de recuperação da lesão.
Depois do treino peguei no telemóvel e nas chaves e sai.O Guilherme deveria estar à minha espera e não o queria a fazer birras em casa do meu pai despachei-me para lá chegar.No elevador marquei o número da Sara,e telefonei-lhe.Disse-lhe que tinha ligado à pouco para o pai e que o Guilherme se tinha apoderado do telefone.

Sara-Ele pediu para ir para tua casa?

Sofia-Sim, e quero saber se a mamã dá autorização?

Sara-Dou sim, então vou lhe buscar a tua casa?

Sofia-Não eu depois vou à tua e deixo-o.

Sara-Obrigada e quando fico à espera da tia babada?

Sofia-Depois do jantar vou lhe levar a casa.

Como iria conduzir despedi-me da Sara  e fui para a casa do meu pai.A Lúcia abriu-me a porta mas quem me cumprimentou primeiro foi o Guilherme,que estava perto das suas pernas pronto a saltar para o colo.

Guilherme-A titia nunca chegava.-colocou os seus braços em volto do meu pescoço.

Sofia-A tia teve treino e à pouco é que falei com a tua mãe.Olá Lúcia.-entrei e cumprimentei-a.

Lúcia-Olá como estás?

Sofia-Estou bem,o meu pai onde está?

Lúcia-Está na sala.

Guilherme-Não vamos para a casa da titia?

Sofia-Vamos mas primeiro a tia vai falar com o avô.-entrei na sala e o meu pai estava sentado com o comando sobre o joelho ,olhei para a televisão e precebi a razão para o Guilherme estar com vontade de ir para minha casa.O meu pai estava a ver os seus habituais documentários que o deixavam com o sofá todo 
para si.-Tudo bem pai?

Pai-Já chegaste.-sorriu.-Como estás?

Sofia-Bem, vim buscar esta pestinha.

Pai-Ele estava à tua espera já algum tempo.

Como Guilherme estava constantemente a perguntar-me se já podíamos ir, acabei por o levar para o carro.Parei ainda num supermercado onde ele não parava de “pedinchar”.

Guilherme-Titia posso levar isto?-pegou numa grande barra de chocolate.

Sofia-Este chocolate é muito grande  a tua mãe não ia gostar de saber que te deixei levar isto.

Guilherme-ele voltou a arrumar o chocolate.-E isto titia?-tinha um saco de gomas.

Sofia-Como o saco não é muito grande está bem.-ele sorriu e colocou o saco dentro do gesto. 

Guilherme-Posso levar mais uma coisa?

Sofia-Não sei...

Guilherme-Vá lá titia.

Sofia-Está bem.

Ele procurou por todo o lado o último doce que queria levar ou melhor o salgado já que escolheu um saco 
de bolas de queijo.Quando saimos do supermercado ele pediu para comer pelo caminho mas disse-lhe que 
íamos comer em casa e não pelo carro.
Estacionei o carro e quando olhei para trás ele dormia,sentei-me ao seu lado e tirei uma foto que mandei para a Sara.


Acordei-o e ele pediu para ir no meu colo,peguei nele e nos sacos e fomos para o meu apartamento.

Guilherme-Agora posso comer as batas fritas?

Sofia-Agora sim.-posei os sacos na mesa e ele começou a busca pelas bolas de queijo.

Guilherme-Posso comer no sofá titia?

Sofia-Podes.-ele foi para sofá ver desenhos animados e eu arrumei as compras.

Fiz o jantar e juntei-me a ele.Ficámos a ver desenhos animados até ele ter fome e me ter pedido para irmos jantar.

Guilherme-Depois a titia vai me deixar em casa?

Sofia-Sim,vou quando acabares de comer.

Guilherme-A titia tem ketchup?

Sofia-Sim no figorifico a tia vai buscar.

Guilherme-Eu vou.-ele levantou-se e veio com o ketchup e uma taça com limão cortado.-Pa que isto ?

Sofia-É para cozinhar.

Guilherme-É bom?

Sofia-É amargo.

Guilherme-Amargo?-repetiu o que disse com cara de quem não tinha percebido.Como o conhecia e sabia o 
que iria fazer,peguei no telemóvel para mostrar este grande momento à Sara.Ele tão como esperava levou o limão à boca e assim que o saboreou fez cá uma cara que deu uma “óptima foto”.-Na presta.-atirou o limão.



Sofia-Não gostaste?

Guilherme-Não....

Sofia-Olha.-mostrei-lhe a foto e ele gargalhou.-Posso mostrar à mãe?

Guilherme-Sim.

Ele continou a comer lá ao seu jeito que me fazia sorrir quando lhe olhava.

Sofia-Agora temos de ir.

Guilherme-Não comi as minhas gomas titia.

Sofia-Comes agora.-retirei o saco do armário e dei-lhe.

Guilherme-Posso comer no carro?-preguntou supreendido.

Sofia-Agora podes.-sorri-lhe.

Guilherme-Obrigado titia.-gargalhei.

Sofia-De nada.-entrelaçei a minha mão na dele e saimos de casa.

Guilherme-Titia.-falou depois de eu ligar o carro.

Sofia-Sim.

Guilherme-A titia pode por música?

Sofia-Queres ouvir música é?

Guilherme-Sim.-olhei para trás e vi-o a retirar as gomas do saco e a colocá-lhas dentro da boca à 
velocidade da luz.

Sofia-Está bem.-liguei o rádio tal como ele me pediu.

Este teve ligado toda a viagem até à casa da Sara,pois mesmo se abaixasse havia refilansos vindos do banco de trás.
O Guilherme pediu para lhe pegar e ele tocou à campainha.

Sara-Estava a ver que tinhas raptado o meu filho.-sorriu e pegou no Guilherme dando-lhe um beijo .
Sara

Sofia-Desculpe, estivemos a jantar e o teu filho quis virar o meu carro  numa discoteca.-entrei e fechei.

Sara-Como assim?

Sofia-Diz à mãe o que pediste para a tia fazer no carro.

Guilherme-Por musica.-sorriu.-Já acabou.-deu o saco das gomas já vazio à Sara.

Sara-O que ele esteva a comer?

Guilherme-A titia comprou gomas.

Sara-Muito gosta a tua tia de te mimar.

Guilherme-O pai?

Sara-Está no quarto a ver televisão.

Guilherme-Vou lá.-a Sara colocou-o no chão.

Sara-Está tudo bem?-disse quando o Guilherme já tinha ido embora.

Sofia-Estou,estou.

Sara-Não houve visitas hoje quando o Guilherme esteve lá?

Sofia-Não precebi.Visitas?

Sara-Ele disse-me que foi lá um tal Rúben.

Sofia-Foi à uns dias sim.

Sara-E ele não tem ido lá mais vezes?

Sofia-Sara!-sabia onde ela queria.

Sara-Só quero saber como vai ser a tua vida amorosa.

Sofia-Não há vida amorosa nenhuma.

Sara-Ok,mas agora a sério tens falado com este Rúben?

Sofia-Mais ou menos.

Sara-Explica isto melhor.

Sofia-Nós falamos..Ou melhor falavamos.

Sara-Ai que cara é esta?

Sofia-Ele foi lá a casa  e discutimos.

Sara-Mas vocês estavam juntos?

Sofia-Não uma discussão de amigo..Acho eu mas como ele disse algo que não devia apenas lhe falo no 
trabalho.

Sara-O que ele disse?

Sofia-E ele falou na nossa mãe, não quero repetir o que ele disse mas o que interessa é que falou e ele não 
tem direito nenhum falar da nossa mãe.

Sara-E dizeste-lhe isto?

Sofia-Disse-lhe, e por isto mesmo a minha relação com ele é apenas profissional.

Sara-E posso saber porque discutiram?

Sofia-Ele beijou-me.

Sara-E tu?

Sofia-Disse se estava maluco.

Sara-Estás a ver sempre afastá-los.

Sofia-Ele beija-me e eu fazia o quê?

Sara-Tu sabes o que fazias.Tudo menos afastá-lho,não percebes que cada vez que afastas um homem de ti 
estás a cometer um grande erro.

Sofia-Erro seria eu me envolver com algo deles Sara.

Sara-Mas ninguém é perfeito e tu precisas de bater com a cabeça  na parede para aprenderes.Mesmo que 
isto com Rúben não dê em nada pelo menos aconteceu, agora esconder o que sentes por razões que nós as duas sabemos é completamente parvo.Deixa isto de parte uma vez apenas porque assim vais acabar sozinha .

Sofia-Por favor Sara.

Sara-Achas que a mãe ia gostar de te ver assim?

Sofia-Não vamos falar da mãe.

Sara-Vamos sim!Eu posso me lembrar pouco dela mas tenho a certeza que ela te queria te ver feliz e  não é 
focada no trabalho que vais conseguir isto porque tudo ao extremo não trás beneficio nenhum!E ficas a 
saber que eu trouxe o nome da mãe porque sei que ela apesar de não estar aqui é a única pessoa que te põe com os pés na terra.Atira-te de cabeça uma vez, e podes errar mas isto é possibilidade que está em tudo na vida.-por mais que não quisses concordar ela tinha razão.-E pelos visto o Rúben gosta de ti,e se tu sentes o mesmo por ele,nem penses duas vezes.

Sofia-Isto ainda acaba mal, posso perder o meu emprego por gostar dele.-ela olhou-me surpreendia.

Sara-Tu admitiste que gostas dele?

Sofia-Não...

Sara-Sofia.

Sofia-Talvez, mas eu não posso Sara.-virei-lhe as costas.

Sara-Não podes o porquê?

Sofia-Eu posso ser despedida.

Sara-Serias despedida se andasses com ele a fazer algum escândalo e vamos ser sinceros tu não tens o perfil disto, mesmo não conhecendo este Rúben não acho que seja este  o caso.Eu e o João trabalhamos juntos e isto não nos impediu de termos namorado e olha!-esticou os braços.-Estamos casados e com dois filhos, deixa de questionar e admite o que sentes por ele.

Sofia-Depois do que lhe disse hoje ele não me quer ver nem pintada de ouro.

Sara-Olha que não sei.

Sofia-Eu falei-lhe de uma forma que não devia.

Sara-E por isto vais lhe dizer o que realmente sentes e acredita que ele ,se como dizes-te te beijo é porque 
sente algo por ti, ou seja ele vai perceber. Tens treino amanhã?

Sofia-Tenho.

Sara-Então,dás-lhe logo pela manhã uma boa notícia!-gargalhei.-Não te esqueças que a mãe só nos quer ver feliz  e eu encontrei a minha felicidade agora tu falta encontrares a tua,e se não for com o Rúben vai vir o  homem certo mas quem não arrisca não petisca.-sorri a abraçei-a.

Sofia-És uma chata com imensa razão.

Sara-Eu sei, mas vais falar com ele?

Sofia-Vou pensar.

Sara-Já é um começo.

Sofia-É verdade tenho algo para te mostrar.-peguei no meu telemóvel.

Mostrei-lhe a foto do Guilherme quando provou o limão, e como esperava ela gargalhou e pediu para lhe 
mandar a foto pois também a queria guardar.Estava tarde e eu fui ao quarto despedir-me do Guilherme que 
dormia no colo do João que também tinha já adormecido.

A verdade era que durante quase toda a noite tive o meu olhar presso no tecto,e tinha ido algumas vezes à cozinha à procura de forma de matar aquela confusão  emocional em que eu me encontrava.No meio de isto tudo adormeci rodeada de fotos que tinha trazido da casa do meu pai.E ao acordar tinha ao meu lado uma foto da minha mãe,era ela e o meu pai juntos, com aquele todo o “estilo” dos anos 70,que me fez sorrir.
Vesti-me e sai para o Caixa.No relvado tal como suspeitava o Rúben não estava presente pois já como no dia anterior estava recuperar da lesão.Acompanhei os jogadores na corrida e ainda estive atenta aos seus exercícios que tinham sido colocados pelo mister e pelo o Rogério.


Sofia

Sofia-Rogério sabes se o Rúben já saiu?-perguntei depois do treino quando já estava vestida.

Rogério-Ele deve estar a sair.

Sofia-Obrigada.

Que irá a Sofia fazer?


Olá :)
Fico à espera das vossas opiniões.
Beijinhos
Rita 

3 comentários:

  1. Eu odeioooo-te Rita P! Eu devia revelar o P aqui e agora! Oh pah eu nao aguento esperar por esta conversa! Onde está o resto do capítulo!
    Ah já agora "Olá!" xD
    Quero o proximo amanha sem falta, menina!

    Beijo
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda queria hoje o capitulo, fiquei tããããão curiosa !!! xd

    Adorei, beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. Não sei o que irá fazer mas quero saber :)

    ResponderEliminar