domingo, 17 de junho de 2012

Capitulo 1-Apresentações


(Sofia)

Estava na hora de despedir-me do Brasil,e  de voltar para a minha terra.

Na cozinha preparei umas tostas e depois do café e do sumo já estarem na mesa sentei-me.Tinha a noção de que para o dia que tinha pela frente ia precisar de ter todas as forças possíveis.Arrumei a minha cozinha, e fui buscar as minhas malas ao meu quarto,ao carregá-lhas para o exterior da minha casa o porteiro veio me ajudar a levá-lhas para o táxi.


Sofia



Pelo o caminho fui me despedindo deste “segundo” Portugal que tinha sido a minha casa durante três anos.O taxista ajudou-me a levar as malas até ao interior do aeroporto.Levei o meu computador que durante a longa viagem para Portugal para além de ser uma maneira de matar tempo, conseguia estar a par com esta mudança na minha vida profissional.Sai do avião e o meu pai estava à minha espera.Tinha no seu rosto a mesma expressão, o um ar sério,e poucas vezes tinha sido quebrado com um sorriso desde a morte da minha mãe.Ao seu lado estava a Lúcia,que como sempre estava toda arranjada e com um sorriso e um “bom dia” para quem passava ao seu lado.Ela saiu de perto do meu pai e veio me cumprimentar.

Lúcia-Sofia!-abraçou-me.-Estás tão bonita.-passou a sua mão sobre uma madeixa do meu cabelo.

Sofia-Obrigada,mas já lá vão os meus anos de beleza.-falei olhando para canto do aeroporto.

Lúcia-Credo ,ter trinta anos não significa ser velho.

Sofia-Eu sei.-o meu pai veio com toda a sua calma até perto de mim.

Pai-Olá.-deu-me um beijo em casa bochecha.-Como estás?

Sofia-Bem.-vi o rosto de cada um que passava pelo o aeroporto-E o pai?

Pai-Como sempre,tens tudo?-apontou para o meu carro carregado com as minhas malas.

Sofia-Sim,vamos.

O meu pai e a Lúcia ajudaram-me a levar as malas para o carro,durante a viagem para a casa a  minha 
madrasta quis ficar a par de tudo o que acontecido na minha vida,e em cada minuto surgia uma nova 
pergunta, que nem  me fez pensar no porquê da minha vinda para Portugal.Para contrariar esta boa disposição da Lúcia o meu pai foi todo o caminho em silêncio,e apenas acenava com cabeça quando a Lúcia o chamava à .
Em cada posei todas as minhas malas no meu quarto temporário,e fui para a cozinha.

Lúcia-Queres comer alguma coisa?

Sofia-Não tenho fome,obrigada.

Lúcia-Está tudo bem?

Sofia-Está sim,só vou me deitar um pouco.

Lúcia-Se precisares de alguma coisa é só dizeres.

Sofia-Obrigada.

Voltei ao meu quarto e deitei-me,não adormeci apenas estive a descansar enquanto pensava qual iria ser a decisão mais acertada a tomar.Fiquei neste estado algumas horas mas fartei-me de estar sempre a pensar no mesmo e não chegar a nenhuma conclusão.Levantei-me e procurei o meu pai.

Pai-Passa-se alguma coisa?-estava à algum tempo a olha-lho sentado no sofá.

Sofia-Preciso de falar-lhe sobre algo.-sentei-me no sofá que estava na sua frente.

Pai-Assim que te vi percebi que se passava algo,diz lá.

Sofia-Recebi uma proposta para num novo clube.

Pai-É por isto que vieste para cá não é?

Sofia-É sim.

Pai-E já tomas-te a tua decisão?

Sofia-Não.

Pai-Tu não deixas assuntos esperar,muito menos assuntos relacionados com a tua profissão.

Sofia-É na primeira liga pai.-levantei-me pois ao falar disto senti-a imensos nervos e ficava sem saber para onde virar.

Pai-E estás com dúvidas porquê?

Sofia-O mundo futebol é um mundo de homens pai,o que eu vou fazer?

Pai-O que tu vais fazer?-levantou-se e puxou-me pelo meu braço e levou-me até às prateleiras da sala-
Sabes o que é isto?-apontou para as fotos,taças e medalhas que ele tinha guardado.

Sofia-Foi o que ganhei nas equipas técnicas de cada equipa em que estive.

Pai-O futebol é um mundo de homens mas isto não te impediu de não entrares neste mundo,e olha para o resultado.-olhei para todas as fotos que lá tinham de momentos de felicidades.-Isto nunca te impediu Sofia se recebeste esta proposta é porque és digna para este cargo,e provaste que tens o que é preciso,trabalhas-te estes anos todos para uma proposta deste tipo e agora que a tens não sabes o que é mais certo?Está na tua frente a resposta,e tu sabes qual é.Seja na segunda divisão,ou na primeira tu sabes aquilo que fazes.

Sofia-Eu gosto da minha profissão não é isto que está em questão,mas sim o que vão dizer de mim,é obvio que oa jornais vão se encher com anedotas por ser uma mulher  como treinadora  adjunto e eu não sei se quero passar por isto.

Pai-Nós reflectimos o que somos,e se tu fizeres o teu trabalho como deve ser não vai anedota na capa do Record.O que tu fizeres é o que serão os seus argumentos,tens anos de trabalho neste ramo e sabes o que fazer deixa-te de dúvidas e faz o que é acertado.-tocaram à campainha e ouvi os passos da Lúcia.-Deve ser a tua irmã.-saiu de perto de mim e deixou-me sozinha na frente de todas aquelas memórias do meus primeiros tempos no mundo do futebol.

Guilherme-Tia!-voltei para terra quando senti os braços do Guilherme em volta das minhas pernas.Dei meia volta e peguei nele.

Sofia-Olá meu amor.-beijei-o.-Estás tão grande.-olhei para a minha frente e vi a minha irmã com o seu grande barrigão.

Sara-Olá.-abraçou-me. Durante alguns minutos.-Estava com saudades tuas.



Sara

Sofia-E eu de vocês todos,e este menino já cresceu tanto.-fiz algumas cócegas ao Guilherme.-O João?

Sara-Foi estacionar o caro está quase a chegar.-passei a minha mão sobre a sua barriga.

Sofia-Faltam quando meses para ver a minha sobrinha?

Sara-Três meses.-olhou-me.-Vieste para ficar?

Sofia-Talvez, ainda não sei.-sentei-me e o Guilherme continuou no meu colo.

Lúcia-Meninas vamos jantar,sim?

Gabriel-Sim.-saiudo do meu colo e foi a correr para o colo da Lúcia.

O João juntou-se a nós e sentámos-nos à mesa.A conversa esteve sempre viva graças à Lúcia que nunca se mantinha em silêncio.

Lúcia-Sofia vais ficar onde?

Sofia-Tenho um apartamento aqui em Lisboa.-bebi um pouco de água.

Lúcia-No Brasil não tiveste nenhum namoradinho?-tive vontade de expressar o meu desagrado com aquela pergunta,mas com respeito a eles respondi calmamento.

Sofia-Não tenho tempo para isto, o trabalho ocupa todo o meu tempo.

Lúcia-Nem um?

Pai-Lúcia a Sofia tem uma preocupação o seu trabalho o resto são extras.

Lúcia-Desculpe Sofia se não querias falar nisto.

Sofia-Não faz mal,mas a verdade é que o meu trabalho tira-me imenso tempo e cabeça.-sorri-lhe.

Sara-E vais ficar cá em Lisboa ou vieste só dizer olá?

Sofia-Ainda não sei.

Sara-Mas vais voltar para o Brasil?

Sofia-Não,eu já terminei o meu contrato, agora tenho é de pensar em novas propostas.

Sara-Talvez estes ares de Lisboa te arranjem um namorado ou uma vida para além do futebol.

Pai-Sara!

Sara-Desculpe mas é verdade.

Sofia-São opiniões e acho que este tema já foi falado o suficiente.

A Lúcia quebrou este ambiente com as suas perguntas sobre paisagens e coisas muito “interessantes” relacionadas com o Brasil.Depois do jantar continuei sentada perto da mesa,com o Guilherme no meu colo,já não via o meu sobrinho à tantos meses e agora já crescido e já a falar era uma grande mudança.A Sara começou a queixar-se de dores nos pés e foi até à sua casa levando o Guilherme e eu depois de desejar ao meu pai e à Lúcia uma boa noite fui me deitar,porque amanhã tinha de dar a minha resposta à proposta que me tinha sido feito.






Lúcia-Sofia.-sentia as suas mãos perto do meu rosto.-Querida tens de acordar.

Sofia-Que horas são?-sentei-me na cama.

Lúcia-Sete e meia da manhã.

Sofia-Obrigada por me ter acordado.-desviei os lençóis e levantei-me.

Lúcia-Não tens de agradecer.-abriu a porta.-Eu  e o teu pai estamos na cozinha à tua espera.

Sofia-Já desço.-ela sorriu-me e saiu.

Na casa de banho tomei duche,coloquei maquilhagem,arranjei o cabelo e vesti-me.


Sofia
Desci e na cozinha o meu pai e Lúcia tomavam o pequeno almoço,puxei a cadeira que estava do lado direito do meu pai e sentei-me.

Pai-Onde vais?

Sofia-Vou dar a reposta à prosposta.

Pai-Ontem nem te cheguei a perguntar, mas qual foi o clube que recebeste a proposta?

Sofia-O Benfica.-o meu pai percebi um pouco de futebol e o que sabia era para não estar completamente à nora durante os jogos dos clubes onde eu estava perceber o que se passava.

Pai-Espero que tenhas decidido o que é mais acertado para ti e para a tua carreira.

Sofia-Eu sei o que vou fazer pai.

Pai-Foi a única proposta que recebeste?

Sofia-Não,mas por ser a única cá em Portugal despertou-me mais algum interesse,por razões obvias.

Lúcia-Fico feliz se ficares cá em Portugal.

Sorri-lhe e terminei de tomar o pequeno almoço, e despedi-me do meu pai que pediu para saber qual seria a minha resposta, e disse-lhe qual tinha sido a minha decisão.Pedi-lhe o seu carro emprestado e fui até ao local da reunião.
A secretária pediu-se que aguarda-se um pouco, e sentei-me numa das cadeiras que lá estava,.

Senhor-Bom dia, é a Sofia treinadora adjunto?

Sofia-Sim.

Senhor-Sou o Rogério, faço parte da equipa técnica do Benfica.-esticou a sua mão esquerda e cumprimentei-o com um aperto de mão.

Sofia-Muito prazer, sou a Sofia.

Rogério-Vem dar a sua resposta para a proposta do nosso clube,certo?

Sofia-Sim vim, estou à espera do inicio da reunião.

Rogério-Também vou lá estar.

Sofia-Ai sim?

Rogério-Com o princípio da época temos de fazer algumas mudanças e algumas já foram feitas a sua 
resposta é algo que temos esperado.

Sofia-Sei que esta altura os clubes andam de mão cheias.

Rogério-Acredite que sim, se não for indiscrição da minha parte, em que país esteve a treinar?

Sofia-No Brasil.Estive lá três anos, e agora recebi algumas propostas e decidi voltar para a Europa e ver com olhos de ver esta proposta em Portugal.

Rogério-Fez muito bem.

A secretária chamou-me e entrei acompanhado com o Rogério.Fui apresentada a todos os presentes naquela sala,entre membros da equipa técnica já conhecidos da casa e outros mais “novinhos” estava o vice-presidente do Benfica.Pelos vistos hoje seria o inicio de esta nova equipa técnica que tinha sido composto de novo para esta época.Não era a única possível entrada nesta equipa técnica ,à medida que a reunião foi passando  percebi não era a única ao qual estava a ser apresentado um contrato neste clube.Nos milésimos de segundos que tive antes de dar a minha resposta ponderei se seria a mais correcta, mas lembrei-me da conversa com o meu pai e o quanto o meu trabalho é essencial para mim e aceitei sem voltar a questionar.
Amanhã seria a minha experiência nesta nova casa, e para não um grande choque estive algum tempo a falar com os membros mais “antigos” da equipa técnica do Benfica.O que me deixou muito mais confortável e confiante para o regresso ao trabalho no próximo dia.
Com estes três anos tinha perdido imensas vivências com a  minha família..O primeiro aniversário do Guilherme,o seu baptizado,e até mesmo a primeira vez que ouvi o meu sobrinho a chamar-me tia foi pelo telemóvel.
Sem querer acrescentar mais coisas a esta infeliz  a esta lista fui à casa da minha irmã, bati à porta e ela veio abrir.

Sofia-Olá.

Sara-Entra.-entrei e cumprimentei.-Está tudo bem?-antes de ela puder responder o Guilherme veio a correr para os meus braços.

Sara
Guilherme-Titia.

Sofia-Como estás lindo?-beijei-lhe as bocejas rechonchudas.

Guilherme-Bem oh.-puxou-me para a sala e mostrou-me o conjunto de legos que tinha feito.

Sofia-Estás mesmo muito grande.

Sara-Eles crescem do dia para a noite.-sorriu

Sofia-É.

Sara-Queres um café ?

Sofia-Pode ser.

Brinquei com o Guilherme até a Sara me vir chamar, já tinha o nosso café preparado e era hora de por a conversa em dia.

Sara-Diz lá porque vieste tão cedo cá?

Rita-Fui tratar da proposta que vos falei ontem.

Sara-E vais vir-nos visitar mais vezes?

Rita-Sim, eu aceitei.

Sara-Fico contente por ti.

Rita-Mas?-reparei na sua voz que havia um “mas”.

Sara-Mas tu sabes como me sinto quanto a isto de estares no mundo do futebol, não tem vantagens nenhumas Sofia.

Sofia-Isto é a tua opinião.

Sara-Que  é um reflexo da realidade, tu desde que te viraste para o desporto que apenas em trabalho, família , namorados tudo isto são pormenores e Sofia isto são as bases de qualquer pessoa.Esta tua obsessão pela perfeição no teu trabalho.

Sofia-Por favor Sara.

Sara-Sabes que te  amo, mas é a verdade desde a tua maneira de vestir  à tua vida é tudo perfeito, e apenas com uma razão trabalho. Tomou por completo posse da tua vida pessoal.-ia lhe responder mas ela interrompeu-me.-Não tentes dizer que não é verdade porque é, sabes que não gosto de te dizer isto mas olha para a tua vida. Tens trinta anos  não tens filhos, não tens ninguém ao teu lado o teu dia-a-dia é trabalho e nos tempos livre estás com a cabeça no trabalho.

Sofia-Eu gosto do que faço, e é por isto que é uma prioridade para mim ,esforço-me ao máximo para ter bons resultados na minha vida profissional e se não tenho filhos nem  sou casada  é porque não tenho tempo para isto.

Sara-Porque tens a cabeça constantemente no teu trabalho e é a tua única prioridade não uma boa vida pessoal.Sempre arranjadinha só usas sapatilhas para os treinos de resto é sempre de saltos, tens esta obsessão pelo trabalho que te deixou sem vida própria.

Sofia-Não quero continuar com esta conversa. Vim para passar algum tempo de qualidade contigo e com o Guilherme mas já percebi que hoje isto não vai ser possível.

Peguei na minha e antes de sair dei um beijo na nuca ao Guilherme. Esta visita a casa da Sara não passou de mais uma das suas conversas onde ela faz questão de expressar o sente sobre a minha profissão e sobre a minha vida pessoal. 
Ela apesar de ser mais nova sempre teve o que todos consideram ser o “percurso “ na natural de qualquer pessoa. É advogada,casou-se com o João, tem o Guilherme e está agora à espera da sua primeira menina. Podia não fazer de propósito mas ter a irmã mais nova como toda a vida “de sonho” coisa que era constantemente me atirado à cara era algo que me deixava cada vez mais focada no trabalho,maneira de esquecer tudo isto.
Entrei em casa e o meu pai estava na sala.

Pai-Tão cedo?

Sofia-Fui à reunião e fiz uma pequena visita à Sara.

Pai-E está tudo bem?

Sofia-Sim está.-não era a primeira vez que eu e a minha irmã já tínhamos tido imensas discussões deste tipo por isto não iria preocupar o meu pai.-Já assinei o contrato.

Pai-Fico muito feliz por ti.

Sofia-Obrigada, mas como agora vou ficar cá em Lisboa vou já levar as minhas malas para a minha casa.

Pai-Tens a certeza ?Podes ficar cá em casa o tempo que quiseres.

Sofia-Não vou para a minha casa.

Pai-Aqui tens compainha filha.

Sofia-Pai não se preocupe eu  vou estar bem, não é a primeira vez que estou sozinha.

Pai-Queres ajuda?

Sofia-Se não se importa aceito.

Fui ao meu quarto mais o meu pai e fomos levando as minhas malas para o seu carro, quando todas já estavam na bagageira despedi-me da Lúcia que prometeu amanhã fazer um jantar lá em casa com toda a família. Sabia que ia ficar triste se não aceitasse por isto aceitei vir ao jantar.
O meu pai levou-me até ao meu apartamento e ajudou-me ainda a levar todas as minhas malas até ao interior deste.

Sofia-Já estou entregue.-sorrilhe.

Pai-Tens a certeza que ficas bem?

Sofia-Tenho, vou arrumar toda a minha roupa e vou para a minha cama cedo porque amanhã já começo o 
trabalho.-ele sorriu.

Pai-Fico feliz por te ver perto de nós.

Sofia-Já basta de lamechices, amanhã vamos nos voltar a ver.

Pai-Vou andando se precisares alguma coisa é só dizeres.

Sofia-Eu fico bem.-deu-me um beijo na teste.

Pai-Até amanhã.

Antes de colocar mãos à obra tinha outras coisas a fazer, tinha de arranjar um carro e como não queria 
adiar  a compra de um, fui de táxi até ao stand.Comprei um carro para qual tinha condições, porque com esta mudança do Brasil para aqui a minha vida ainda não estava  completamente estável. 
Voltei para casa no meu  novo carrinho ,mas parei antes no supermercado já que os meus armários estavam vazios .Em casa fiz um leve almoço e arrumei todas as minhas roupas.
O meu serão foi passado em frente da televisão mas à medida que ia mudando de canal cada vez ia perdendo mais o interessa para estar em frente do ecrã. Vesti um pijama e deixei-me adormecer.




Levantei-me bem cedo, tomei duche e  preparei a minha mala com a roupa para o primeiro treino  com os jogadores. Tomei um bom pequeno almoço e agarrei nas minhas chaves, na minha mala e sai do apartamento.

Sofia
Ao caminhar pelos balneários foi-me perguntado imensas vezes para onde ia, e se podia ir para os balneários. Tive de explicar a minha situação e foi mesmo preciso um dos membros da equipa técnica falar com o segurança e provar que reconhecia a minha cara e que não ia ser preciso este interrogatório todos os dias.

Rogério-Desculpa aquilo, mas como és nova aqui.

Sofia-Pois eu percebo , não faz mal.

Rogério-Olha aqui mudamos de roupa para o treino mas se te sentires desconfortável podes te poder de 
roupa numa pequena divisão ao lado dos chuveiros.-fiquei sem saber que dizer, apesar de saber que algo 
como isto iria ouvir isto.-Não te quero deixar desconfortável.

Sofia-Não, não.Já trabalhei com outros homens em outros clubes.

Rogério-Esta agora é a tua casa e queremos que estejas confortável.

Sofia-E vou estar.

Rogério-Então podes te ir equipar que daqui a pouco vamos apresentar os novos membros  aos jogadores.

Sofia-Está bem, até já então.

Despedi-me dele e fui até à pequena sala onde que o Rogério me tinha indicado à pouco.Mudei-me de roupa e quando sai por outra porta para não dar de caras com os membros da equipa técnica enquanto se vestiam.

Sofia-roupa do treino



José-Olá Sofia.

Sofia-Olá.-cumprimentei-o .

José-Pronta ?

Sofia-Prontíssima, estou com saudades do trabalho.-ele sorriu.

José-Hoje matas todas as saudades, temos a pré-época à perna  e há imenso trabalho.

Sofia-E é para isto que estou aqui.

Rogério-A conversa está muito boa, mas o mister já está no relvado.

Sofia-Nossa, vamos já.-eles gargalharam ao ouvir-me.

Rogério-O mister não é o bicho papão Sofia.

Sofia-Sim, mas o Jorge Jesus é um senhor que impõe respeito, dava lá um impressão eu chegar atrasada 
logo no primeiro treino.-já estávamos a caminhar para o relvado, o que me deixava cada vez mais nervosa.

Rogério-Tem lá calma .-olhei para o relvado e vi muitos dos jogadores reunidos o que me deixou numa pilha de nervos.

Sofia-É calma…



Olá :)
Só tenho uma coisa a dizer!
Opiniões que estou a morrer para saber o que vão achar:P
Beijinhos
Rita

5 comentários:

  1. Olá :)

    Adorei que tenhas decidido fazer uma nova fic a tua escrita e muito boa.
    O capitulo está espetacular mas as curiosidades já começam a ser muitas por isso posta novo capitulo rapido.

    AMEI

    Continua...

    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderEliminar
  2. Olaaaa :)


    ADOREIIII :D



    BEIJINHOS



    ANNE M

    ResponderEliminar
  3. Olá :D
    Está linda ;)
    Quero mais!
    Beijinhos
    Ritááá xD

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Já tinha lido e dito que estava fantástico!!!
    Vindo de ti só podia estar maravilhoso!
    Vai ser um sucesso, tenho a certeza!!!

    Beijo
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Adorei...
    segue a minha fic
    www.destinosmarcadosfic1.blogspot.com
    posta rápido

    ResponderEliminar