sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Capitulo 66-"Eu não quero ter uma cesariana"


(Rúben)

Sofia-Trouxe de casa da Sara uns cd´s para vermos.

Rúben-E porque que eu fico com medo por falares desta maneira?-ela fui até perto da televisão,abriu a pequena portinha do DVD e depois de pousar aquelas capas todas com os cd´s tirou um destes e colocou 
dentro do DVD.

Sofia-Não amor,são vídeos de partos.

Rúben-São vídeos de quê?!-eu tinha ouvido mas perguntei na esperança que agora ouvisse uma “coisa” diferente.

Sofia-Videos de mulheres a darem à luz amor.

Rúben-Eu sei o que são vídeos de parto,agora nunca os vi nem quero os ver.

Sofia-Rúben por favor,são só vídeos.-sentou-se com o comando na mão.

Rúben-Sofia eu compreendo do quereres estar informada mas precisamos mesmo de ver isto?

Sofia-Sim,assim já sabemos o que esperamos.

Rúben-E nos já sabemos o que esperamos,um puto chamado Filipe,não precisamos de ver isto!

Sofia-Achas mesmo que é uma coisa tão horrível?Não percebes que é o milagre da vida?

Rúben-Não há necessidade de ver isto,mas se queres ver..Força!

Sofia-Na,na!Eu fui buscar estes vídeos para vermos.

Rúben-Eu não quero ver isto.-ia já a caminho do quarto quando ela se levantou e veio até à minha frente.

Sofia-Eu quero que vejas comigo amor.

Rúben-Sofia os partos é tudo a mesma coisa,não quero ver ,se queres ver estás à vontade.

Sofia-Olha se não queres ver agora quer dizer que também não vais querer estar ao meu lado?-olhei-a.

Rúben-Não disse isto.

Sofia-Mas pareceu.

Rúben-Eu vou estar contigo,não quero é ver aqueles vídeos.

Sofia-Oh amor não me vais deixar ver aquilo sozinha pois não?-fez beichinho.

Rúben-Ok vejo contigo.-ela sorriu.Fomos até à sala ,sentei-me ficando ela no meio das minhas pernas 
pegou no comando.

Sofia-É um parto da água.-carregou no paly  e vi o começo de um “filme” que nunca quis ver.-Estás a ver não é assim tão mau.-falou alguns minutos depois.

Rúben-Isto é porque começou agora.-ela olhou-me rebolou os olhos e voltou a olhar para a 
televisão.Ficamos a ver mais alguns minutos, mas quando chegou ao ponto dos “berros” até a Sofia desviou a cara e falou.

Sofia-O que é que está ali a acontecer?!

Rúben-Agora não queres ver o milagre da vida amor?-vi que ela tinha ficado amuada por usar as suas palavras contra ela.

Sofia-É um milagre muito esquisito,e cheio de berros!-apontou com o comando para a televisão.-Não quero ver mais.

Rúben-Já ficaste sem vontade de ver mais?

Sofia-Isto devia ser bonito,não com gritos e aquelas coisas.-ela tinha ficado um bocado “assustada” com aquelas imagens,o que se compreendia já que era a sua primeira gravidez e tinha tido estas imagens como amostra .

Rúben-Calma,pode ser assustador mas no fim acaba da melhor forma,com o nosso filho nos braços.

Sofia-Oh Rúben não tentes suavizar as coisas!Não és tu que vais ter que passar por aquilo!

Rúben-Amor calma vai correr bem.Queres comer alguma coisa?

Sofia-Mas agora tudo se revolve comigo  a comer?

Rúben-Não,só que tens comido mais nestes últimos meses e como não te quero enervada bem que 
podes comer à vontade e ficar aqui deitadinha no sofá sem qualquer problema.

Sofia-Eu não quero comer ,nem quero ficar deitada no sofá!Quero decidir com vai nascer o Filipe.

Rúben-Da maneira mais simples e normal, não?

Sofia-Achas mesmo que é o melhor?

Rúben-Claro que sim ,e para além disto não tens de planear estas coisas com cinco meses de antecedência.

Sofia-E achas que é mau da nossa parte não saber os prós e contras dos partos na agua.

Rúben-Não .-respondi-lhe logo.-Isto do parto não tem de ser programado,dá tempo ao tempo sim?

Sofia-Tens razão.-beijei-lhe a nuca e levantei-me.-Estou com fome.-gargalhei a ouvi-la.

Rúben-E o que queres?

Sofia-Podias começar a fazer o jantar…

Rúben-E o que queres para o jantar?

Sofia-Qualquer coisa que possa encher bem o prato.-tentei conter o riso mas não deu.-Tem tanta piada?

Rúben-Parece que não comes à dias.

Sofia-Estou a comer por dois,e se queremos que o nosso bebé venha todo rechonchudinho e fofinho tenho de me alimentar bem.

Rúben-É o nosso filho é a desculpa.

Sofia-Não é desculpa,é a verdade.

(Sofia)

O Rúben foi para a cozinha e eu olhei para aquela pilha de dvd que tinha trazido e levantei-me.Ia arrumar aqueles numa caixa porque já não ia ver mais nada daquilo quando tocou o meu telemóvel.

Sofia-Estou.

Joana\Maria-Olá!-sorri ao ouvir a voz daquelas duas.

Sofia-Olá meninas como estão.

Joana-Estamos bem.

Maria-Como está o bebé?

Sofia-Está bem ,ele ainda não está cá fora.

Joana-Nós sabemos.-ouvias rir.-E estamos a telefonar porque queremos te dizer uma coisa.

Sofia-Até tenho medo.

Maria-Não sejas assim que foi um acto muito bonito da nossa parte!

Joana-É!

Sofia-E posso saber o que foi?

Joana-Como vamos ter um priminho dentro de pouco tempo,hoje comprámos uma prendinha para ele.

Sofia-Comprarem?

Maria-Sim,com a nossa mãe.Quando formos ai no Natal damos-te o nosso presente.

Sofia-E preciso suspeitar de alguma coisa?

Maria-Não.

Joana-Só te digo que foi algo personalizado.

Sofia-Está bem ,está.

Estive a falar com elas mais algum tempo.Mas assim que ouvi “o jantar já está pronto” tive d

[5 meses depois]

Cada vez mais a minha barriga crescia e o meu desconforto com ela também.Entre consultas,as raras reuniões e dias em casa tentava ignorar este desconforto mas não era tarefa fácil.
Tinha estado a planear a minha volta aos treinos que seria seis semanas depois de o Filipe nascer,e tinha também enchido aquelas gavetas com tudo o que era preciso.
Desde as roupas,fraldas,tudo o que necessitava para um banho etc.

Esperei durante a manhã que o Rúben voltasse do treino para irmos à consulta.Fiz o almoço e coloquei a mesa para não estar parada no sofá sem fazer nenhum.

Vera

Na consulta,já em cima da maca esperava por alguma “novidade” do Artur.

Sofia-Então Artur?-falei já que não aguentava estar calada.-Passa-se alguma coisa?-vi no rosto do Rúben que tinha achado desnecessário eu ter feito aquela pergunta já que ,segundo ele,estava a fazer filmes.


Artur-É que o Filipe está sentado.

Sofia-E não devia estar?

Artur-Por estar quase no fim da gravidez não.

Sofia-Mas vai acontecer alguma coisa?

Rúben-Tem calma Sofia.-olhei para ele.

Artur-Não,temos de esperar.Ele ainda tem muito tempo para dar a volta,até porque em alguns casos eles 
dão a volto pouco antes de as mães entrarem na sala de partos.

Sofia-E isto acontece muitas vezes?

Artur-As percentagens não são muito elevadas mas é uma possibilidade.Mas fique calma,se tal não acontecer optamos por uma cesariana.

Sofia-Eu não quero uma cesariana.-tanto o Artur como o Rúben pareceram ter ficado sem saber porque tinha dito aquilo,mas a verdade era que tinha as minhas razões.-Se tiver uma cesariana vou ter de ficar mais tempo em casa certo?

Artur-No mínimo vai precisar de oito semanas de descanso.

Sofia-Eu tenho de voltar para o trabalho depois de seis semanas,não dá.

Artur-Sofia tem de ficar calma,primeiro porque  está grávida e segundo porque ainda não está nada definido. O Filipe ainda tem muito tempo para dar a volta e não vamos pensar em outros casos,que só a deixam enervada.

O Rúben e o Artur lá me tentaram convencer que tudo ia correr bem,mas não era assim que eu tinha imaginado que a minha gravidez acabasse.Queria ter um parto normal para poder voltar ao trabalho seis semanas depois, tal como já tinha dito ao mister e ao resto da equipa técnica.

Rúben-Tens de ter calma amor,vais ver que ele ainda dá a volta.-sentei-me no nosso sofá .

Sofia-E se estiver sentado vou ter uma cesariana,e eu não quero ter uma cesariana.

Rúben-Sofia calma.-abaixou-se perto de mim,tocando com a sua mão esquerda sobre a minha.-Não vamos pensar nisto agora.Tens de descansar e até à última consulta não tens de te preocupares com isto.

Sofia-Rúben já disse que ia voltar a trabalhar seis semanas depois.

Rúben-Tudo acontece por uma razão,e estamos a falar do nosso filho se o melhor for teres uma cesariana não vamos escolher o caminho oposto.

Sofia-Sei disto,mas vou ter de estar oito semanas parada!

Rúben-Ainda não sabemos,por isto tem calma.Vou te preparar um lanche e vais ficar aqui quieta.

Deu-me um beijo na nuca e deixou ainda o comando no sofá.Lá liguei a televisão para servir de barulho de fundo,pois não tinha grande interessa em nada de que estava a dar.

Comi o lanche que ele me preparou,com pouca vontade mas para não tentar “piorar” a situação depois da consulta.
Por ter ficado com a pulga atrás da orelha quanto aquele assunto da consulta de hoje,fui para o meu quarto,e deitada sobre os lençóis da minha cama abri o portátil.Fiz uma pesquisa sobre o que podemos fazer para ajudar o bebé a dar a volta.
Apareceram mil e um “conselhos” ,alguns deles que me deixaram com vontade de os experimentar, por achar que poderiam ajudar, já outros que era um pouco ridículos.
Por momentos a preguiça quase venceu mas lá com algum custo me levantei peguei na minha mala e sai de casa com as chaves na mão.

Pelo o caminho até ao carro mandei uma mensagem ao Rúben.Disse-lhe que ia sair,e que não tinha razões para ficar preocupado que só ia ao supermercado.
Para além das compras trouxe alguns produtos que podiam ser “inúteis” a olhos dos outros mas a verdade era que na minha pesquisa tinha encontrada imensas formas de ajudar com que o meu filho desse a volta e se poderia parecer uma tótó,não me importava.

Cheguei a casa , sentei-me no sofá e tentei fazer o que achei ser o método mais fácil que tinha visto.
Peguei numa pequena lanterna e com ela ligada fui subindo e descendo apontando com aquele raio de luz para a minha barriga.
Aquilo não parecia que fosse resultar mas pelo menos estava a tentar mudar o facto de ele estar sentado!Fiquei cerca de cinco minutos a fazer aquilo mas sendo realista estava era a parecer que eu estava a precisar de ir para uma casa de saúde  e deixei a lanterna.
Ainda tinha mais uma na manga ! Peguei numa mola,sentei-me no sofá e retirei a sapatilha e depois de coloquei a mola no dedo mais pequeno no pé.Aquilo não era nada agradável e por isto mesmo que nem aguentei meio minuto com aquilo e atirei a mola para um canto.

Rúben-Está tudo bem?-o Rúben chegou e viu-me na sala no meio daquela confusão com lanternas,e molas.

Sofia-Sim.

Rúben-O que andaste a fazer?-sentou-se ao meu lado e pegou na lanterna.

Sofia-Estive a tentar fazer com que ele desse a volta.

Rúben-Amor isto não vai acontecer do dia para a noite,ele vai dar a volta tem calma.

Sofia-E se não der?

Rúben-Temos de pensar positivo. Porque estar constantemente a pensar se ele vai ou não dar a volta só te vai deixar nervosa e sabes que mãe saudável,bebé saudável.-lá ele usou o “lema” do Artur que me repetia cada consulta.

Sofia-Sim sei,não sou surda.

Rúben-Ele vai dar a volta,vais ver.-olhei-o.-Mas agora explica-me isto das molas e da lanterna?

Sofia-Então vi na Internet que se apontássemos com a lanterna para  a barriga de cima para baixo ele dava a volta.-ele riu.-Não te rias que é verdade!Podes ver se quiseres.-apontei para o computar.

Rúben-Amor  não acho que o bebe seja guiado pela luz.

Sofia-Pois mas eu precisava de fazer alguma coisa.

Rúben-E a mola?

Sofia-Foi para colocar no meu dedo do pé,só que doeu muito e tirei logo.

Rúben-Isto não resulta amor.

Sofia-Até parece que já tentaste!

Rúben-Não,mas acho óbvio que uma mola pressa ao pé  não vá mudar alguma coisa.

Sofia-Eu prefiro tentar,assim sempre aumento a possibilidade de ele deixar de estar sentado!

Rúben-Está bem.O que queres jantar?

Sofia-Não tenho fome.

Rúben-Sabes que vou acabar por fazer o nosso jantar por isto diz já.

Sofia-Mas não tenho fome queres o quê?!

Rúben-Ok então decido eu.

Ele foi para a cozinha enquanto fiquei na sala.Olhei em redor e vi aquelas molas que tinham ficado 
espalhadas sobre o vidro da mesa da sala quando abri o pacote e no meio delas a lanterna. Peguei num saco plástico e fui arrumando tudo aquilo.

Sofia-Queres ajuda?-arrumado tudo o que tinha feito na sala fui para a cozinha.

Rúben-Daqui a pouco acabo.

Sofia-Mas posso te ajudar…

Rúben-Podes por a mesa então.
Abri os armários dos pratos e deu inicio à minha tarefa.

No fim do jantar deixei-me ficar no sofá,até começar com as minhas cabeçadas que fizeram com que o Rúben me chamasse à atenção.Disse que estava na hora de ir para a cama e mesmo não tendo vontade de me levantar tinha de ser.Ele acompanhou-me até ao quarto e deitei-me logo.Já ele foi à casa de banho e pouco depois veio para o meu lado.

Com uma manhã muito monótona,depois da hora de almoço já quando o Rúben arrumava a cozinha tocaram à campainha sendo até agora o "ponto mais alto" do meu dia.
Sofia

Sofia-Eu vou!-gritei da sala,levantei-me e fui abrir a porta.-Olá.

Sara-Olá.-ela trazia uma caixa na mão que vinha cá com um cheirinho.
Sara

Sofia-O que é isto?-perguntei na sala enquanto ela se sentava.

Sara-É o meu almoço.-olhei para a tampa da caixa.-É peixe.

Sofia-Ah então deixa estar.-se havia coisa que eu não gostava muito era peixe.-Como estás?

Sara-Bem,e trouxe uma coisa para ti.-abriu a  mala e quando o fez olhei para o que era o seu almoço.

Sofia-Isto não é peixe!-ela olhou-me ,com as mãos dentro da mala.

Sara-Ok não é mas também só o disse porque ainda querias comer o meu almoço.

Sofia-Até parece.

Sara-Mas em caso de ainda quereres toma.-abri a caixa que ela me deu e tinha um pequeno bolo.-É para ti.

Sofia-Obrigada.-sorri.

Sara-Sabia que ias gostar.E o meu sobrinho está bom?

Sofia-Está.-não quis falar sobre o assunto da consulta de ontem porque sabia que me ia deixar com os nervos à flor da pele,e apesar de estar preocupada com ele estar sentado não toquei sobre este assunto durante o almoço da Sara lá em minha casa.

Quando ela foi embora e o Rúben para o treino fiquei eu outra vez no meio da minha tarde que não passava de uma grande “seca”!
Voltei a fazer a minha pesquisa tendo feito algumas das recomendações que encontrei.
Entre estar de pernas para o ar encostada a uma parede,fui interrompida pelo o Rúben enquanto ponha em prática o posição de elefante.

Rúben-O que estás a fazer?

O que estará a Sofia a fazer?


5 comentários:

  1. fabuloso...

    quero mais... tou super curiosa para ver o proximo... cada vez ta melhor...

    continua...

    ResponderEliminar
  2. Olá :D

    Hoje como tenho um tempinho resolvi por a leitura em dia, e li os dois capítulos que postas-te. Estão fantásticos, esta Sofia ainda vai dar muito trabalho ao Ruben e estas posiçoes para tentar que o Filipe de a volta são deveras engraçadas.
    Quero muito o próximo e já agora gostava de saber que posição de elefante é essa. :p

    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderEliminar
  3. Olá :)
    Gostei muito do capitulo :D
    Só espero é que o Filipe dê mesmo a volta...
    Mas estou curiosa sobre isso da posição de elefantes xd

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aqui está a famosa posição de elefante! lol
    Esta Sofia está cada vez melhor. Tem cada ideia!
    :)
    Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Ritinha!
    Adorei mais uma vez. Estou curiosa para ver o que estava a Sofia a aprontar ahaha
    Quero mais ;)
    Beijinhos
    Ritááá xD

    ResponderEliminar