segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Capitulo 68-"Ele continua sentado."


(Sofia)

Chegámos à sala e eu já estava com falta de ar de tanto pensar no que iria “sair” dali.

Artur-Está bem Sofia?-falou enquanto colocava o gel na minha barriga.

Sofia-Estou muito curiosa.

Artur-Tenha calma.-começou a olhar para o ecrã.Olhei para o Rúben por breves segundos entrelaçando a 
minha mão com a dele e olhei para o ecrã.-Ele continua sentado.-bufei a ouvi-lho falar.

Olhava para o ecrã com fé que o Filipe desse a volta naquele exacto momento,o que só mostrava o meu "desespero".Terminada a ecografia sentei-me na maca e ouvia o Artur.

A verdade era que tinha acabado de morrer a minha esperança, estava já nas 37 semanas o que nos “obrigava” a planear o parto e por ele continuar a querer mostrar “quem manda” iria ter de seguir pela cesariana.
Aquilo tinha-me me deixado com as lágrimas nos olhos e acabei por me ir abaixo ainda dentro da sala.Odiava não poder ter o controlo em certas circunstancias e esta tinha sem dúvida a que me “fugiu entre os dedos”.Esperava entrar na sala e que o Artur dissesse que ele tinha dado a volta e que estava tudo perfeito..Mas a verdade é que isto não aconteceu.
E por tal não ter acontecido não iria escolher outro caminho que iria prejudicar o meu filho,que era para mim o fundamental.

Rúben-Queres comer alguma coisa?-sentei-me na minha cama e comecei a descalçar-me.

Sofia-Não.-ele sentou-se ao meu lado.-Vou ter de ir ao Caixa.

Rúben-O que queres ir lá fazer?

Sofia-Tenho de ir avisar que vou ter de ficar mais tempo em casa.-olhei-o.

Rúben-Amor tudo vai correr bem.-beijou-me no rosto.

Sofia-Sei disto só que,não queria estar tanto tempo parada.

Rúben-Posso lhes dar o recado.-eu não queria mesmo nada que o Jorge Jesus tivesse de saber  pelo o 
Rúben e não por mim,mas estava de uma maneira que não consegui o fazer.

Sofia-Está bem.

Rúben-Digo-lhe no próximo treino.-sorriu.-Vais agora para a casa do teu pai?

Sofia-Vou sim,não tenho paciência mas disse-lhes que ia.

Rúben-E vai te fazer bem,deixo-te lá.

Sofia-Não te importas ?-levantei-me e peguei na minha mala.

Ele deixou-me em casa do meu pai e eu bati à porta.A Lúcia veio abrir a porta e depois de a cumprimentar já a entrar em casa do meu pai olhei para o carro do Rúben e ele já tinha ligado o carro.

Lúcia-Estás bem querida?-olhei-a depois de me falar e tentei não ir abaixo outra vez.

Sofia-Mais ou menos.

Lúcia-Que se passa?

Joana-Sofia!-ouvia falar e olhei para a porta da sala.Ela veio a correr até perto de mim e abraçou-me.-Anda que estávamos à tua espera.

Entrei na sala com a Joana ao meu lado e depois cumprimentei a Sara,os meus pequeninos a minha tia e a 
Maria e por fim lá me pode sentar.


Sara

Lúcia-Diz lá o que se passa.

Maria-Mas passasse alguma coisa?

Sara-Está tudo bem contigo e com o Filipe?

Sofia-Tenham calma que já vos explico.-fiz uma pequena pausa e olhei para as miúdas e depois para a Lúcia que por me ter visto entrar naquele estado ficou assustada.-Eu e o Rúben fomos à algum tempo à habitual consulta e soubemos que o Filipe estava sentado.O  Artur disse que não havia problema e que ele tinha ainda muito tempo para dar a volta,só que já estamos nas trinta e sete semanas e ele continua sentado.E por isto não vou poder ter um parto normal mas sim uma cesariana.O problema é que tenho de voltar ao trabalho seis semanas depois do Filipe nascer,e ao ter uma cesariana tenho de ter pelo menos oito semanas de repouso,o que leva ainda a alargar mais o prazo porque não vou poder fazer exercício físico e tenho de ter algum exercício antes de voltar para o trabalho.

Lúcia-E já não há mesmo a hipótese de ele dar a volta?

Sofia-Haver há,mas são raras as vezes que isto acontece.

Luísa-Mas vai correr tudo bem filha .-sorriu.-Tu e o teu filho estão com saúde é o que interessa.-falou colocando a sua mão sobre a minha.

Sofia-Pois,eu sei disto tia…Só que não queria estar longe do trabalho mais tempo e a própria ideia de cesariana não me agrada tanto como de parto normal.

Lúcia-Tens de seguir o que o Artur te diz,é o melhor para ti e para o Filipe.

Sofia-Eu sei..Só que durante estes últimos dias tive a esperança de ouvir que ele já tinha dado a volta,mas pelos os vistos não foi o que aconteceu e tenho é de me  habituar à ideia que vou ter uma cesariana.

Joana-Vai correr tudo bem Sofia.

Maria-É o que interessa é que o Filipe vai nascer daqui a pouco tempo e com saúde.-sorriu e depois olhou para a irmã.-Queres ir buscar aquilo?

Joana-Agora?

Luísa-Aquilo o quê?

Maria-O presente que compramos para o Filipe.

Joana-Ok ,vamos.-levantaram-se e saíram da sala.

Sofia-O que elas andaram a planear tia?-tanto a Lúcia como a minha tia e a Sara sorriram.

Luísa-Foi uma surpresa para ti.-olhei para a Sara já que ela costumava ter sempre um dedinho nestas
“surpresas”.

Sara-Não olhes para  mim que não sei de nada.

Guilherme-Eu sei titia!-levantou o dedo enquanto falou.

Sofia-Ai sim?!Então conta à tia.

Guilherme-Não…-falou enquanto ria.

Sofia-Oh.

Joana-Está aqui.-chegaram com uma caixa redonda  e colocaram-se na minha frente.-Compramos isto especialmente para o Filipe.

Maria-Él.-esticou a caixa na minha direcção e quando o fez o Guilherme veio a correr para o meu lado ,para poder estar na “primeira fila” enquanto eu abria o presente.

Guilherme-Posso abrir titia?

Sofia-Podes.-ele esticou os braços e retirou aquele laço abrindo depois a caixa.Afastou também um leve papel branco que cobria o presente .-É tão bonito.-peguei num álbum azul com dois pequenos sapatinho na capa,e “Filipe” escrito sobre esta imagem.-Oh meninas obrigada.

Joana-De nada.

Maria -Querias muito vos oferecer algo especial.

Joana-É.Podemos dar um beijinho?-apontou para a minha barriga.

Maria-Sim podemos?-fez beichinho.

Sofia-Podem devagarinho.

Elas aproximaram-se e tal como lhes pedi ,beijaram-me a minha barriga levando o seu tempo,e depois lá fizeram as suas festinhas.

Maria-E quando ele vai nascer?

Sofia-No princípio do mês de Janeiro,na próxima consulta já o saberei.

Maria-Então diz lá ao eu doutor para ver se o Filipe nasce enquanto cá estamos.-sorri ao ouvi-lha.

Joana-É até dia 4 ele bem que podia vir cá  para fora.

Sofia-Depois da próxima consulta digo-vos alguma coisa.

Sara-Olhem depois de tanta baba vamos  é comer que isto sim deixa a Sofia com um sorriso na cara.

Aproveitei o que a Sara disse e fui até à mesa.No fim da tarde já pouco penava naquele assunto,pois aquele lanche com as “meninas” tinha-me ajudado espairecer.
O Rúben veio me buscar já perto da hora de jantar cá a casa e pelo o caminho disse-me que já tinha dado as noticias lá no Caixa.Apesar de não ter havido “confusões” por ter de alargar o meu prazo para voltar ao trabalho senti-me um pouco mal por ter de ficar mais tempo em casa do que tinha previsto.

Rúben-Como correu o lanche lá em casa?-fui direita para o quarto ,sentei-me na cama e comecei a descalçar os sapatos.

Sofia-Correu bem,até tive  direito para presentes.

Rúben-Presentes?-olhou-me.

Sofia-Sim as miúdas deram-me isto.-peguei na caixa que elas me tinham dado e abria.-Um álbum de fotos para o Filipe.-retirei o álbum de fotos de dentro da caixa e dei-lhe.

Rúben-Era isto que elas tinham estado a planear?-abriu o álbum e começou a folhear.

Sofia-Sim ,…Acho que não andaram a preparar mais nada mas daquelas duas cabecinhas nunca se sabe.-ele sorriu e depois de fechar o álbum colocou-o dentro da caixa.Enquanto observava senti uma grande dor nas minhas costas,e como tal “manifestei-me”.

Rúben-Estás bem amor?-perguntou depois de eu ter sentido aquelas dores que me levaram a elevar o meu
tom e voz.

Sofia-Senti uma grande dor nas minhas costas.

Rúben-Foi uma contracção?

Sofia-Foi uma dor forte,mas já passou.-falei enquanto me aproximava das costas da cama para me poder deitar.

Rúben-Queres ir ao hospital?

Sofia-Não estou bem.

Rúben-Tens a certeza?

Sofia-Sim tenho Rúben.

Ele mesmo vestido deitou-se ao meu lado e a verdade é que adormeci e nem dei conta de ele se levantar.

Com um Natal e uma passagem de ano festejada com imensas calorias e descanso aproximava-se o “grande dia”.Já há muito que a cesariana tinha sido marcada e como tal até ao dia 2 de Janeiro tinha de virar refém na minha própria casa.
Todo aquele descanso ia-me deixando cada faz mais saturada de tudo,mas tentava manter o pensamento positivo e  focar-me no essencial que ia ser o nascimento do Filipe.
A um dia de ir para o hospital e por ser um dia de “descanso” quis aproveitar este dia para agradecer a quem me tinha ajudado imenso durante esta fase.Falei com duas profissionais de estética e assim poderia ter o serviço cá em casa,surpreender “alguém” e não teria de sair de casa o que não infringia nenhuma “regra”.

Sara-Então porque me chamaste para vir até aqui?
Sofia
Sara
Sofia-Hey calminha.-fechei a porta.

Sara-Desculpa mas hoje é um dia daqueles que não se deve sair de casa.

Sofia-Fica descansada que não vamos sair da minha casinha.

Sara-Então o que vamos fazer?-chegámos à sala e ela olhou para a mesa de jantar que tinha tudo o que eu tinha estado a preparar durante a manhã.-É para nós?-apontou para aqueles doces,tartes..Tudo para tornar uma tarde mais “doce”.

Sofia-Sim,queria te agradecer por tudo o que fizeste durante a gravidez.Ajudas-te imenso e apesar de teres me dito algumas coisas que me assustaram foram com óptimas intenções .E também porque quero ter uma ultima tarde contigo antes do Filipe nascer.

Sara-Oh.-abraçou-me.-Obrigada,e a ti também Filipe.-falou e depois começou a dar beijos na minha barriga,deixei ela dar beijos na minha barriga até aquilo se tornar desconfortável.

Sofia-Sara já chega.

Sara-Eram só uns beijinhos ao meu sobrinho.

Sofia-Está bem mas já chega,e daqui a pouco chegam a Ana e a Paula.

Sara-A Ana e a Paula?Quem são estas?

Sofia-Para te agradecer por tudo não fiz apenas este lanche.

Sara-Ai não?

Sofia-Não,vamos ter uma tarde de descanso,manicure pedicure.-ela ficou surpreendida ao ouvir o que eu tinha planeado para a nossa tarde.

Sara-Estás  brincar certo?

Sofia-Não vamos desfrutar de uma grande tarde Sarinha.

Sara-Desta eu não esperava.-pousa a sua mala em cima do meu sofá.-Isto não é mesmo uma brincadeira?

Sofia-Não,foi difícil sendo o dia que é mas a verdade é que lá encontrei duas senhoras dispostas a virem cá hoje .

Sara-E o Rúben?

Sofia-Está no quarto,ajudou-me a preparar o nosso lanche e depois foi de livre e espontânea vontade para o quarto.

Sara-Pois a não ser que também queira pintas as unhas fez muito bem.-ouvimos tocar a campainha.

Sofia-Devem ser elas,já venho.-falei enquanto saia da sala.

Sara-E eu vou comer qualquer coisa.

A Ana e a Paula chegaram e transformaram a minha sala num mini salão.Sentei-me com a Sara ao meu lado e enquanto o nosso “tratamento” começava fomos pondo a conversa em dia.

Sara-Estás nervosa?-perguntou com um sorriso.

Sofia-Estou mais é ansiosa..Mal posso esperar para ver a carinha do meu bebé.

Sara-E quanto à cesariana?

Sofia-Quanto à cesariana vou manter a calma,porque  o que interessa é que o Filipe esteja bem.-ela sorriu
ao ouvir-me.

Sara-Exactamente,o essencial é o teu filho.-ela riu.

Sara-O que foi?

Sara-É só esquisito dizer o teu filho,especial a ti.

Sofia-Porquê?

Sara-Porque sempre foste a senhora do “não se sei se quero ter filhos” e agora estamos aqui a um dia de este pequenino vir ao mundo…Também já estava na altura.

Sofia-Tu é que foste apressada e tiveste o teu mais cedo.

Sara-Não tive mais cedo,tive na altura certa agora tu é que tens de começar a fazer mais a rápido.

Sofia-Calma que por agora já tenho "trabalhinho" suficiente.

Sara-Só que me dês mais sobrinhos.

A nossa tarde foi passa da melhor forma mesmo!Aquelas massagens que tínhamos direito antes de a manicure ou da pedicure foram sem dúvida do melhor.
A Ana e a Paula foram embora e eu e a Sara voltamos a “atacar” a mesa.

Rúben-Já terminaram de vos embonecar ?-perguntou quando entrou na sala e viu que estávamos já as duas.

Sara-Não se nota?!-o Rúben aproximou-se e beijou-me.

Rúben-Desculpem então.-retirou um dos bolos.

Sofia-Vais treinar,por isto não abuses.

Rúben-Está descansada que ficam com o resto dos bolos, só tiro este.-voltou a beijar-me.-Quando chegar arranjo o carro.

Sofia-Deixa estar que trato disto.-ele parou e olhou-me.-Está descansado que não vou se eu a montá-lo.

Rúben-Acho melhor eu tratar disto.

Sofia-Amor vai descansado que não vou fazer nada  que te deixe preocupado.

Rúben-Sara toma conta dela.

Sara-Tomo sim,vai descansado que ela não vai mexer uma palha.

Rúben-Até logo.

Sofia-Adeus.-quando ouvi a porta fechar levantei-me.

Sara-Onde vai a menina?

Sofia-Anda cá comigo.

Sara-Onde?-não lhe respondi e”arrastei-a” dali para fora.Chegámos ao quarto do meu menino e sentei-me
e apontei para a caixa do carrinho que tinha comprado.-O que foi?

Sofia-Podes me monta o carro para o Filipe?

Sara-O Rúben disse que ia fazer isto.

Sofia-Eu hoje quero aproveitar para estar com o Rúben a sós..Tu é que podias já o montar assim o Rúben
ficava livre desta tarefa.

Sara-Mas o pai aqui é ele.

Sofia-Vá lá Sarinha.

Sara-Ok eu monto.

Ela montou o carrinho para o Filipe e deixou-o perto do berço pronto para ser usado.Não resisti e pôs-me a dar algumas voltas no quarto com o carro.
O Rúben ao chegar e a já ver o carro montado começou logo  a repreender-me mas lá o interrompi para explicar o que realmente tinha acontecido.
Tal como tinha planeado para este dia,aproveitei o jantar e o fim do dia para poder estar com ele antes do grande dia.

Devido ao nervosismo e à ansiedade acordei antes do sol nascer,o Rúben estava dispensado do treino da manhã já que pela manhã tínhamos de estar com a mala na mão para ir até ao hospital.
Uma parte de mim estava já pronta para “enfrentar” a cesariana enquanto outra pequena parte ainda tinha uma leve esperança de o Filipe ter dado a volta.



Sofia



Rúben-Estás bem?-perguntou quando estávamos no quarto a pegar nas minhas malas.


Sofia-Sim,sou estou é um pouco ansiosa.-ele sorriu e beijou-me a nuca.

Rúben-Vai correr tudo bem.-ele falou e depois saímos de casa para irmos até ao hospital.

Terá o Filipe dado a volta?Ou terá a Sofia uma cesariana?

Olá meninas!
Agora já perto do nascimento do Filipe quero saber se acham que vai "mudar" alguma coisa ;D

Beijinhos
Rita



4 comentários:

  1. Olá!
    Adorei estes 3 últimos capítulos! Os bebés mandam, portanto se estiver sentado que esteja! Queremos é que nasça! Eu estou ansiosa!

    Beijo
    Ana

    ResponderEliminar
  2. fabuloso...

    quero mais... tou super curiosa para ver o proximo...

    continua... cada vez esta melhor...

    ResponderEliminar
  3. Eu quer-me parecer que aquela dor forte nas costas foi o menino Filipe a dar a volta... o que era muito bom!
    Bjokinhas
    Mariaa

    ResponderEliminar
  4. Olá :)
    O capitulo esta lindo ;)
    E foi muito fofinho da parte da Sofia e surpresa para a Sara :)
    Estou curiosa pelo nascimento do Filipe agora xd

    Beijinhos

    ResponderEliminar